PARA ALÉM DA TRADIÇÃO: SINCRETISMO, GÊNERO E ARTE POPULAR NO MÉXICO
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9573Resumo
Resumo: Este texto foi publicado em espanhol na revista Estudios Interdisciplinarios de América Latina y el Caribe, em 1998. Na versão em português, revisada pela autora, Eli Bartra aborda os sincretismos entre a arte elitista e popular, descrevendo os processos de reelaboração e atualização operados por artistas populares de "modelos" da arte culta. Para isso, temos contato com três experiências, a primeira trata das reproduções dos quadros de Frida Kahlo em esculturas em barro, desenvolvidas por Josefina Aguilar Alcántara, do povo de Ocotlán de Morelos, Oaxaca; a segunda descreve os sarapes de Teotitlán del Valle, que reproduzem obras ou elementos presentes em pinturas de Picasso, Miró, Kandinsky, Vasarely, Matisse, Escher e Diego Rivera; a terceira, analisa as figuras de barro policromado criadas pelas mulheres da comunidade de Ocumicho, no estado de Michoacán, reinterpretações de eventos históricos vistas em obras mexicanas e europeias do século XVI ao XX. A partir desses casos, a autora articula como divisões sociais de gênero influenciam no ofício e práticas desses sujeitos e coletivos e, ainda, reflete sobre como as reelaborações são mescladas com os modos de vida e técnicas de trabalho habituais das comunidades em que os fluxos entre culto e popular acontecem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).