“LUTO E MELANCOLIA” REVISITADO ATRAVÉS DA ARTE CONTEMPORÂNEA DE FLÁVIO DE CARVALHO E MAGGI HAMBLING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9266

Palavras-chave:

Luto, Melancolia, Flávio de Carvalho, Maggi Hambling, Outro

Resumo

Neste artigo, ante ao tema da melancolia, articulamos as reflexões de Sigmund Freud, realizadas em 1917, ao trabalho de dois artistas contemporâneos que têm em comum, a representação post-mortem dos seus progenitores. Com eles, refletimos que, ocupar-se dos objetos de luto parece contribuir para restaurar as feridas causadas por esse sofrimento agudo. Flávio de Carvalho (1899-1973), artista brasileiro, ao longo da sua carreira aborda, de diferentes formas, o tema da morte. Destacamos a sua Série Trágica, na qual representa, com rigor intimista, a morte de sua mãe. A pintora Maggi Hambling, artista britânica (1945), aborda o tema da morte também, o qual tem um lugar de eleição na economia global da sua obra. Seleccionámos desenhos do seu Sketchbook, onde representa seu pai a morrer e depois da sua morte. Com uma abordagem metodológica qualitativa documental e comparativa, trabalhámos as iconografias e metapsicologia do luto presente nas obras em análise. Visa, assim, contribuir para trazer uma melhor compreensão sobre estas imagens que, abordando o tema da morte, de modo autobiográfico, colocam em cena o estranho do morrer e os seus impossíveis. Ante aos enigmas da morte e às dores da perda dos primeiros outros, revelam que a arte pode ser uma estratégia de comunicação e de elaboração. Desta análise, resulta mais claro o cerne e a missão da arte contemporânea, enquanto linguagem visual, que visa a acionar a dimensão da experiência e da implicação da recepção sobre a obra. Neste contexto, auxiliam a expressar o luto e os traços melancólicos decorrentes das perdas, bem como a dimensão reparatória e testemunhal da arte.

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Biografia do Autor

Teresa Lousa, Professora Auxiliar Convidada na FBAUL - Investigadora Integrada do CHAM-FCSH

Teresa Lousa é investigadora do CHAM (Centro de Humanidades) desde 2016 no grupo Arte, História e Património. É Professora Auxiliar desde 2008 na Universidade de Belas Artes de Lisboa. Leciona diversas cadeiras no grupo de Ciências da Arte e do Património, desde diversas licenciaturas em artes, até mestrados e doutoramentos onde apresenta seminários e orienta vários mestrados e doutoramentos.
Desde 2015 e especialmente a partir de 2017, o seu reconhecimento internacional expandiu-se através da participação contínua em congressos internacionais por submissão ou por convite. Nestes anos apresentou conferências dentro e fora de Portugal, em cidades como: Taipei (Taiwan), Barcelona, ​​Salamanca, Saragoça, Valladolid, Winchester, Dublin, Nova Iorque (por Skype), Paris, Curitiba (Brasil) etc.
Ao mesmo tempo, aumentou a publicação de artigos em revistas indexadas de acesso aberto em Portugal, Espanha e Brasil e também publicou capítulos de livros em diversas obras coletivas nos EUA (2016), Portugal (2018-2019) e recentemente em Paris (2019) e Londres (2020).
É Editora da Revista Art&Sensorium (História da Teoria da Arte, Poéticas Visuais), UNESPAR, desde 02/2018, revista internacional indexada com avaliação Qualis A3.
Desde 2016 tem sido convidada para revisão por pares de vários artigos em: Revista 'Arte, Individuo y Sociedad' (Universidade Complutense de Madrid), Revista 'Convocarte' (FBAUL) e Revista Art&Sensorium (UNESPAR) e ARTIS (FLUL) todas revistas indexadas e internacionais de Universidades Públicas.
Foi convidada para Presidente de Bancas de Qualificação em comissões de dissertações de mestrado e doutorado. Licenciaturas na FBAUL, FCSH (UNL), UVA (Valladolid, Espanha), e também integrou como Membro de diversas Comissões Científicas e Executivas de diversas Conferências Internacionais na FBAUL, e CHAM-FCSH.
É membro associado convidado da Sociedade Espanhola de Estética e Teorias da Arte (SEyTA), desenvolvendo uma parceria académica ibérica.

Ana Lúcia Mandelli de Marsillac, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga, Psicanalista, Pós-doutoranda na Universidade Nova de Lisboa, Dra. Artes Visuais - História, teoria e crítica UFRGS. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do PPG em Psicologia UFSC (Área 2 – Psicologia Social e Cultura, Linha 1: Estética, processos de criação e política). Líder do Grupo de Pesquisa: Psicanálise, Processos criativos e Interações Políticas - LAPCIP/UFSC. Integrante do GT ANPEPP: Psicanálise, política e cultura. Pesquisadora das temáticas: corpo, arte, psicanálise e saúde mental. Vinculada à projetos de pesquisa e extensão atrelados aos temas: saúde, psicose, psicanálise e ato criativo. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).

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THE BRITISH MUSEUM website oficial. Coleção online. https://www.britishmuseum.org/collection/object/P_2001-1124-16-1-76

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Publicado

2024-06-26 — Atualizado em 2025-05-29

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Dossiê - Melancolia e Arte