“LUTO E MELANCOLIA” REVISITADO ATRAVÉS DA ARTE CONTEMPORÂNEA DE FLÁVIO DE CARVALHO E MAGGI HAMBLING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9266

Resumo

Neste artigo, ante ao tema da melancolia, articulamos as reflexões de Sigmund Freud, realizadas em 1917, ao trabalho de dois artistas contemporâneos que têm em comum, a representação post-mortem dos seus progenitores. Com eles, refletimos que, ocupar-se dos objetos de luto parece contribuir para restaurar as feridas causadas por esse sofrimento agudo. Flávio de Carvalho (1899-1973), artista brasileiro, ao longo da sua carreira aborda, de diferentes formas, o tema da morte. Destacamos a sua Série Trágica, na qual representa, com rigor intimista, a morte de sua mãe. A pintora Maggi Hambling, artista britânica (1945), aborda o tema da morte também, o qual tem um lugar de eleição na economia global da sua obra. Seleccionámos desenhos do seu Sketchbook, onde representa seu pai a morrer e depois da sua morte. Com uma abordagem metodológica qualitativa documental e comparativa, trabalhámos as iconografias e metapsicologia do luto presente nas obras em análise. Visa, assim, contribuir para trazer uma melhor compreensão sobre estas imagens que, abordando o tema da morte, de modo autobiográfico, colocam em cena o estranho do morrer e os seus impossíveis. Ante aos enigmas da morte e às dores da perda dos primeiros outros, revelam que a arte pode ser uma estratégia de comunicação e de elaboração. Desta análise, resulta mais claro o cerne e a missão da arte contemporânea, enquanto linguagem visual, que visa a acionar a dimensão da experiência e da implicação da recepção sobre a obra. Neste contexto, auxiliam a expressar o luto e os traços melancólicos decorrentes das perdas, bem como a dimensão reparatória e testemunhal da arte.

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Biografia do Autor

Teresa Lousa, Professora Auxiliar Convidada na FBAUL - Investigadora Integrada do CHAM-FCSH

Teresa Lousa é investigadora do CHAM (Centro de Humanidades) desde 2016 no grupo Arte, História e Património. É Professora Auxiliar desde 2008 na Universidade de Belas Artes de Lisboa. Leciona diversas cadeiras no grupo de Ciências da Arte e do Património, desde diversas licenciaturas em artes, até mestrados e doutoramentos onde apresenta seminários e orienta vários mestrados e doutoramentos.
Desde 2015 e especialmente a partir de 2017, o seu reconhecimento internacional expandiu-se através da participação contínua em congressos internacionais por submissão ou por convite. Nestes anos apresentou conferências dentro e fora de Portugal, em cidades como: Taipei (Taiwan), Barcelona, ​​Salamanca, Saragoça, Valladolid, Winchester, Dublin, Nova Iorque (por Skype), Paris, Curitiba (Brasil) etc.
Ao mesmo tempo, aumentou a publicação de artigos em revistas indexadas de acesso aberto em Portugal, Espanha e Brasil e também publicou capítulos de livros em diversas obras coletivas nos EUA (2016), Portugal (2018-2019) e recentemente em Paris (2019) e Londres (2020).
É Editora da Revista Art&Sensorium (História da Teoria da Arte, Poéticas Visuais), UNESPAR, desde 02/2018, revista internacional indexada com avaliação Qualis A3.
Desde 2016 tem sido convidada para revisão por pares de vários artigos em: Revista 'Arte, Individuo y Sociedad' (Universidade Complutense de Madrid), Revista 'Convocarte' (FBAUL) e Revista Art&Sensorium (UNESPAR) e ARTIS (FLUL) todas revistas indexadas e internacionais de Universidades Públicas.
Foi convidada para Presidente de Bancas de Qualificação em comissões de dissertações de mestrado e doutorado. Licenciaturas na FBAUL, FCSH (UNL), UVA (Valladolid, Espanha), e também integrou como Membro de diversas Comissões Científicas e Executivas de diversas Conferências Internacionais na FBAUL, e CHAM-FCSH.
É membro associado convidado da Sociedade Espanhola de Estética e Teorias da Arte (SEyTA), desenvolvendo uma parceria académica ibérica.

Ana Lúcia Mandelli de Marsillac, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga, Psicanalista, Pós-doutoranda na Universidade Nova de Lisboa, Dra. Artes Visuais - História, teoria e crítica UFRGS. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do PPG em Psicologia UFSC (Área 2 – Psicologia Social e Cultura, Linha 1: Estética, processos de criação e política). Líder do Grupo de Pesquisa: Psicanálise, Processos criativos e Interações Políticas - LAPCIP/UFSC. Integrante do GT ANPEPP: Psicanálise, política e cultura. Pesquisadora das temáticas: corpo, arte, psicanálise e saúde mental. Vinculada à projetos de pesquisa e extensão atrelados aos temas: saúde, psicose, psicanálise e ato criativo. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).

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Publicado

2024-06-26 — Atualizado em 2024-06-27

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Seção

Dossiê - Melancolia e Arte