Art(sci)cular em quadrinhos: Modos de estar e olhar o mundo contados por AJ Rabisco
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.2.66-83Resumo
Ao se debruçar sobre o potencial das histórias em quadrinhos (HQ) na educação científica aflora, neste estudo, a opção de resgatar dois textos para integrar a temática arteciência e materializá-la como parte do enredo de uma HQ, utilizando os estudos dos quadrinistas Will E. Eisner e de Scott McCloud como aporte teórico. Isto com o intuito de (re)humanizar conhecimentos e modos outros de serem abordados no ensino de física. Para tanto, em um primeiro instante, há um contextualizar e um explicitar do enredo da HQ. Posteriormente, são discorridas questões sobre o conteúdo-temático em termos de matéria e os elementos estruturais – da arte sequencial – contidos na composição deste mundo quadrinístico. Em um finalizar, implicações teóricas são proporcionadas para o uso desta história em quadrinhos no âmbito educativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).