Ambiente e subjetividades em estudos sobre paisagem no contexto da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.2.103-119Resumo
A pandemia de Covid-19 propiciou novas relações entre ambiente e subjetividades, alterando como as pessoas se relacionam com seu território. Os objetivos do artigo foram levantar e discutir estudos já existentes sobre as relações ambiente e subjetividades em época de pandemia nos estudos acerca de paisagem cultural e Covid-19. A pesquisa foi guiada por questões que delimitam a amplitude da temática: a relação entre ambiente e subjetividades é uma discussão presente nos estudos sobre paisagem cultural e Covid-19? Quais são as contribuições desses estudos? Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, exploratória e analítica em bases de dados. Nesse estudo, as categorias de análise emergentes foram: novas relações entre subjetividades e ambiente; o mundo pós-coronial; percepção da corresponsabilidade com o ambiente; e maneiras de memorar a pandemia de Covid-19 e expressões artísticas cotidianas. Uma possível contribuição ou inovação do estudo está no surgimento de uma abertura/categoria de discussão no campo do patrimônio: as paisagens vividas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).