Estética Ambiental, Artes e Espaços Públicos
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.188-198Resumo
Este artigo discute a apreciação estética urbana mediante espaços naturais e artificiais. Enquanto outras abordagens procuram discutir o objeto da estética, o belo artístico e sua relação com a beleza natural, ou uma apreciação estética da natureza, sem necessariamente o objeto artístico, este artigo busca uma reflexão sobre a arte e a realidade natural e urbana por meio de uma revisão da estética continental, relacionando aspectos contemporâneos da estética ambiental e neurociência. Assim, este artigo visa legitimar um entendimento não necessariamente cronológico, mas atual, envolvendo a mudança climática e o conceito de Antropoceno. Com uma síntese entre apreciação artística e natural, discutem-se os efeitos e ressonâncias estéticas do cotidiano urbano e natural na formação da consciência coletiva, pela qual a arte se torna referência para resoluções ambientais. Como conclusão, afirma-se que a arte não significa a realidade, mas que a experiência estética é a realidade dos ambientes urbano e natural.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).