Notas para um panorama do fotojornalismo do A Classe Operária (1925-1953)
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.111-132Resumo
O objetivo do presente artigo é analisar o fotojornalismo do periódico A Classe Operária, órgão do Partido Comunista Brasileiro, entre 1925 e 1953, data da fundação até o último exemplar disponível. Embora a produção historiográfica sobre o PCB seja vasta, o fotojornalismo do partido é uma fonte ignorada pela historiografia. A partir do levantamento de todas as fotografias publicadas nas fontes disponíveis para este período, construímos uma série documental, em ordem cronológica, abrangendo o clichê e todos os textos que se referem a ele (título, legenda, reportagem etc.). Analisamos, então, a representação dos personagens e dos cenários presentes nessas imagens, as ênfases e as ausências do discurso fotojornalístico do PCB. Concluímos, mostrando como, longe de ser uma fonte neutra, objetiva, que ilustra a reportagem, as fotografias publicadas estão carregadas de significado e contribuem para a história do PCB tanto quanto o discurso textual.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).