Ativações Artísticas em Espaços Públicos

Um relato sobre a ocupação Multiverso Colaborativo no Centro Cultural Capiberibe 27

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.84-96

Resumo

Este artigo pretende estabelecer uma reflexão sobre o desenvolvimento de táticas de ocupação e intervenção coletivas em espaços institucionais a partir da análise de um evento artístico realizado no primeiro semestre de 2022 intitulado Multiverso Colaborativo. Tal ação reitera a consolidação de um circuito alternativo e heterogêneo de artes visuais no Rio de Janeiro e suas formas de resistência e de busca por um “desbunde” ou novo posicionamento “contracultural”, herdeiro do campo artístico experimental das décadas de 60 e 70. Por fim, este estudo de caso pretende contribuir epistemologicamente com os debates sobre a construção da memória e da identidade do local, alinhavados por uma metodologia da pesquisa extraída dos campos da história, crítica, e teoria da arte.

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Biografia do Autor

Renata de Oliveira Gesomino, IART-UERJ

Doutorado e mestrado na linha de pesquisa de História e Crí­tica da Arte pelo PPGAV-UFRJ. Bacharelado em artes plásticas - pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Possui licenciatura em educação artí­stica pela UCAM-AVM. Tem experiência na área de Artes Visuais com ênfase em Pintura Moderna e Contemporânea, estudos pós-coloniais e nas relações entre arte e polí­tica com enfoque marxista. Atua como crí­tica de arte e curadora independente tendo produzido inúmeras exposições na última década e textos crí­ticos para jornais, revistas e catálogos de exposições. Coordena o projeto de extensão MACP (Mapeando arte e cultura visual periférica) vinculado ao programa de extensão A crí­tica. Professora adjunta do Departamento de Ensino da Arte e Cultura Popular do IART-UERJ e da Linha de Pesquisa "Arte, cidade e sujeito" do PPGARTES-UERJ

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Publicado

2023-06-23

Edição

Seção

Artigos