Subversão:

Reflexões sobre assimetrias de gênero por meio da prodção artística em cerâmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.2.173-188

Resumo

Este artigo dedica-se ao processo de criação das séries “Mulheres em Pedaços” e “SubVersão”, realizadas entre os anos de 2020 e 2021. As séries são compostas por esculturas desenvolvidas a partir da apropriação de louças de mesa industriais de segunda linha, que foram descartadas por estarem trincadas, lascadas ou quebradas. Também são utilizados outros materiais como fios de bordado e cerâmica por modelagem manual. Tendo a pesquisa como fio condutor para a produção artística, o trabalho envolve uma investigação teórica que tem como base a história das mulheres, transitando nos estudos feministas, nos estudos de gênero e na escrita de si. O relato foi produzido com base em anotações realizadas em diário de campo e registros fotográficos. O texto foi desenvolvido pela artista, sob a supervisão de seu orientador, com base no Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do grau de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná, campus II - FAP. A motivação para o desenvolvimento destes trabalhos parte da experiência pessoal da autora enquanto mulher, artista, pesquisadora e docente. Por meio da pesquisa e da produção artística evidencia-se as assimetrias de gênero, demonstrando a importância de produzir registros de experiências de mulheres artistas.

Downloads

Biografia do Autor

Carolina Haidée Bail Afonso Rosenmann, UNESPAR

Licenciada em Artes Visuais pela UNESPAR Campus II - FAP. Curitiba, Paraná, Brasil. Desenhista industrial pela PUCPR. Mestre em Design pelo PPGDesign da UFPR e Doutoranda na linha de Mediações e Culturas do PPGTE da UTFPR.

Luiz Antonio Zahdi Salgado, UNESPAR

Professor Adjunto do Colegiado de Licenciatura em Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes - Campus Curitiba II da UNESPAR. Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), mestre em Comunicação e Linguagens (TUIUTI-PR). Artista e pesquisador, Líder do grupo de pesquisa NatFap – Núcleo de Arte e Tecnologia da Fap. Coordenador do evento de Arte Digital “Conexão#” do NatFap em suas 4 edições (2011, 2013, 2016, 2018). Curador da V Bienal de Arte Educação de Curitiba (2021). A pesquisa em andamento trata da análise crítica do projeto “Arte Digital: receber, mediar, compartilhar”, que foi realizado em parceira com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba para a V Bienal de Arte Educação de Curitiba. A pesquisa artística, neste momento, concentra-se nas inter-relações humano-máquinas, focada na recepção interativa e performática.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos em Poéticas