Vida, obra e tempo de Leonardo da Vinci

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.2.51-78

Resumo

Nesse artigo foi abordada a trajetória criativa de Leonardo Da Vinci, como exemplo do que Eugênio Garin chamou de homem renascentista, a partir dos conceitos de campo e de habitus propostos por Bourdieu, com o objetivo de compreender a relação entre o indivíduo, seu meio social e as condições históricas na qual ele atuou. Assim, foi feita uma releitura da sua trajetória criativa, confrontando o conceito de genialidade de Vasari (da própria época de Da Vinci) e de Norbert Elias, que permitiu ver o homem além do mito por meio da mudança de formas de percepção do fenômeno criativo.

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Biografia do Autor

Alisson Eugênio, Universidade Federal de Alfenas

Professor de História na Unifal-MG desde 2009. Formação em História: graduação Universidade Federal de Ouro Preto (1996) mestrado Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), doutor Universidade de São Paulo (2008) e pós-doutor UFMG (2010). Autor de Fragmentos de liberdades: as festas religiosas das irmandades de escravos em Minas Gerais na época da Colônia (E-papers: 2ª ed. 2010), Reforming habits: the struggle against poor healt conditions in 19th Brazil (Verlag: 2010), Arautos do progresso: o ideário médico sobre saúde pública no Brasil na época do Império (Edusc:2012), Fontes para o estudo da história de Alfenas (Unifal-MG: 2013), Lágrimas de sangue: a saúde dos escravos no Brasil da época de Palmares à Abolição (Alameda: 2016) e Verso e reverso da modernidade: a modernização em Alfenas na Primeira República (Brazil Publishing, 2019) As muitas faces de um gênio: tempo, vida e obra de Leonardo da Vinci (Unifal-MG, 2020) e Horizontes da nação: desafios brasileiros após 200 anos de Independência (Unifal-MG, 2022). Alfenas, MG, Brasil, http://lattes.cnpq.br/4109199900315432, http://orcid.org/0000-0003-4294-2568

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Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos