O Fashion Film como uma ferramenta de divulgação da moda agênero
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.2.204-226Resumo
O presente artigo propõe investigar como a moda reproduz as convenções sociais, mas também tem possibilitado a emergência do conceito agênero e dá continuidade à produção de fashion films como estratégia de divulgação, agora direcionada para as redes sociais. Metodologicamente, ancoramo-nos em revisão bibliográfica e em um breve levantamento de marcas (nacionais e estrangeiras), que defendem esse posicionamento. Partimos da hipótese de que a articulação entre moda e publicidade audiovisual pode criar diferenciadas representações , ampliando assim também as formas de relacionamento com o público. A partir da análise descritiva de campanhas publicitárias e perfis dessas marcas no Instagram, foi constatado que, embora a moda agênero mostre-se capaz de apresentar a pluralidade de corpos e subjetividades, seus fluxos e deslocamentos, as marcas estudadas demonstram que, na prática, esse conceito ainda se concentra em grandes cidades, destaca corpos magros e jovens e geralmente é direcionada para consumidores de classe média/alta.
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