Artes Visuais e Conservação no Campo Remoto: Uma Experiência Interdisciplinar no Ensino Remoto
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.058-071Palavras-chave:
Artes visuais, conservação, auto retrato, campo remoto, ensino remoto.Resumo
Campo Remoto, que ocorreu durante o ano de 2020, foi uma proposta de ações artístico-educativas para os cursos de bacharelado em Artes Visuais da UNESPAR – Campus I – Escola de Música e Belas Artes do Paraná para o período de isolamento social e suspensão das atividades presenciais durante a pandemia da Covid-19. Caracteriza-se por um conjunto de atividades remotas emergenciais que tiveram como objetivo restabelecer o contato entre estudantes e professores, proporcionando o diálogo e a produção artística e teórica. Os encontros foram divididos em quatro temporadas e no presente artigo é apresentada e discutida a temporada denominada AVC - Artes visuais e conservação, pensada por professores das disciplinas eminentemente práticas. Apresenta-se ainda, uma experiência vivenciada por um dos professores participantes a fim de evidenciar o modo como os temas discutidos reverberaram em seu processo criativo. Como principais resultados dessa experiência, destacam-se os processos coletivos e colaborativos entre professores, a alternância de protagonismo entre discentes e docentes e a construção de um conhecimento em artes visuais reflexivo e articulado com o contexto hostil vivenciado contemporaneamente.
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Referências
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