Ninfas e Monstros: o Pós-Vida de Criaturas Fantásticas na Imaginação Humana
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.271-284Palavras-chave:
Monstro, Nachleben, PathosformelnResumo
Este ensaio busca vasculhar as trevas pelas quais os monstros transitam a fim decompreender como esses seres se relacionam com as ninfas discutidas pelo historiador da arte e estudioso das imagens Aby Warburg. Ninfas e monstros compartilham características como a eterealidadede seus corpos, o estranhamento causado por suas figuras e o deslocamentotemporal de suas presenças. Para Warburg, as imagens das ninfas na arte renascentistas são manifestações depathosformeln antigas, heranças do passado, engramas no sistema nervoso dos indivíduos. Os monstros, por sua vez, trazeminscritos em seus corpos advertências ancestrais (Cohen, 2000).Mais que isso, vampiros, medusas e demônios persistem na cultura, em processo denachleben – termo caro a Aby Warburg – um processo transmissão, recepção e polarização. Assim, embora simbolicamente se situem em polos distintos, ninfas e monstros se encontram na dimensão do inesperado, do imprevisto, do acidental: enquanto as ninfas deWarburg pairam misteriosamente, flutuando imprudentemente nas obras do Quattrocento italiano como persistência do paganismo nocenário cristão, as bestas deformadas da imaginação humana espreitam nassombras prontas para saltar sobre os que cruzam os seus caminhos. O encontro com ninfas ou monstros é irreparável – dele, não saímos ilesos/as.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. Aby Warburg e a ciência sem nome. In: BARHOLOMEU, C. (org.). Dossiê Aby Warburg. Revista Arte e Ensaios. Rio de Janeiro, n. 19, p. 132-143, jan. 2010.
AGAMBEN, G. Signatura rerum: sobre el método. Barcelona: Anagrama, 2010a.
AGAMBEN, Giorgio. Ninfas. São Paulo, Hedra, 2012.
BURKE, E. A Philosophical Enquiry into the Origin of Our Ideas of the Sublime and Beautiful. Oxford, Oxford UK, 1998.
COHEN, J. J. A cultura dos monstros: sete teses. In: SILVA, T. (org.). Pedagogia dos monstros: os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
DIDI-HUBERMAN, G. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2013.
HANAFI, Z. The Monster in the Machine: Magic, Medicine and the Marvelous in the Time of the Scientific Revolution. Durham: Duke University Press, 2000.
JOHNSON, C. D. Mnemosyne - meanderings through Aby Warburg´s Atlas: a biographical fragment. A Biographical Fragment. 2013-2016. Disponível em: <https://warburg.library. cornell.edu/about/aby-warburg>. Acesso em: 01 jan. 2021.
JOHNSON, C. D. Ten panels from the Mnemosyne Atlas: browse themes sequence 3 (2 of 2). Browse themes sequence 3 (2 of 2). 2013-2016. Disponível em: <https://warburg.library.cornell.edu/image-group/panel-79-sequence-3-2-2>. Acesso em: 01 jan. 2021.
KANT, I. Crítica da Faculdade do Juízo. São Paulo, Forense Universitária, 2012.
LOVECRAFT, H. P. O caso de Charles Dexter Ward. In: DOLHNIKOFF, Luis (org.). Os melhores contos de H. P. Lovecraft. São Paulo: Editora Hedra, 2014.
SHELLEY, M. Frankenstein. Traduc?a?o: Me?cio Araujo Jorge Honkins. Porto Alegre: L&PM, 1997.
STEVENSON, R. L. O Médico e o Monstro. São Paulo: Martin Claret, 2000.
STOKER, B. Dracula. Cupertino: Apple Books Classic, 2020. E-Book. Acesso em 16 out 2020.
TEIXEIRA, F. C. Aby Warburg e a pós-vida das Pathosformeln antigas. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 3, n. 5, p. 134-147, 13 de setembro de 2010.
WARBURG, A. Dürer e a arte italiana. In: WAIZBORT, Leopoldo (org.). História de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. Tradução de Lenin Bicudo Bárbara. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
WARBURG, A. L´art du portrait. Essais Florentins. Paris: Klincksieck, 2003.
WARBURG, A. A ninfa: uma troca de correspondências entre André Jolles e Aby Warburg. A presença do antigo – escritos inéditos – volume 1. Campinas, editora da Uncamp, 2018 [essas correspondências também podem ser acessadas no projeto
WARBURG, A. Ninfa Fiorentina: Fragmentos de um projecto sobre Ninfas, trad. A. Morão, Lisboa: KKYM, 2012. Disponível em <https://proymago.pt/Warburg-Txt-3>. Acesso em 29 mai 2020].
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).