Por um Olhar Contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2015.2.1.15-25Palavras-chave:
Olhar, Contemporaneidade, Imagem DialéticaResumo
O presente texto reflete sobre o que consideramos como sendo as principais características de um suposto "olhar contemporâneo". A arte contemporânea, além de ter dado vazão a uma vastidão de repertórios dos mais variados meios e feituras, foi capaz de consolidar um processo instaurado por uma prática que busca cada vez mais a ampliação de seu próprio território de ação, assegurando muito mais do que um procedimento, uma postura diferente diante do mundo. Dessa forma, relevando os trabalhos de importantes precursores desta tendência, busca-se uma reflexão que considere os aspectos essenciais dessa postura que caracteriza o "contemporâneo" na arte. Entendendo o termo menos sob o ponto de vista da categoria ou gênero artístico, e mais pela nova condição que ele inaugura, algo que transpassa os processos de criação e produção artísticos, adentrando a esfera da existência. Dessa maneira, o "contemporâneo" promove um outro "olhar", outras formas de perceber a realidade, como se o status quo do artista se liberasse do aprisionamento do "ato criador" e sugerisse a sua condição a qualquer um que queira experimentar o "lugar do artista", ampliando sua existência para a atuação de um verdadeiro "agenciador de sentidos".Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-06-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).