Do objeto real ao museu imaginário: a docência no ensino superior durante a pandemia do COVID-19

Autores

  • Ana Paula Peters UNESPAR- CAMPUS DE CURITITIBA I - EMBAP
  • Luana Caroline Damião UNESPAR- CAMPUS DE CURITIBA I - EMBAP
  • Vivian Letícia Busnardo Marques UNESPAR - CAMPUS DE CURITIBA I - EMBAP

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.105-116

Palavras-chave:

Objeto, Museu, pandemia COVID-19, Ensino superior

Resumo

O presente artigo trata das possibilidades do ensino remoto emergencial devido à pandemia do COVID-19 para o curso de Bacharelado em Museologia da UNESPAR - Campus de Curitiba I/EMBAP. Através da possibilidade de integração virtual neste momento pandêmico, gerou-se um trabalho transdisciplinar entre as professoras das disciplinas de "Museu, Patrimônio, História e Memória" , "Documentação Museológica I" e "Administração Cultural e Marketing" , com o projeto e criação do módulo de ensino intitulado "Do objeto real ao museu imaginário" , ministrada para o segundo ano do curso de Bacharelado em Museologia. A problemática do presente projeto foi desenvolver uma aprendizagem significativa propondo que cada estudante buscasse um objeto expressivo em sua própria casa, onde encontrava-se em isolamento, para que o módulo se torne atraente e investigativo para o ensino remoto e aos temas essenciais de cada uma das disciplinas que compunham este trabalho. Os objetivos principais do módulo foram construir uma trajetória de ensino em volta do objeto, desde a análise e desenvolvimento da sua documentação museológica, suas caracterí­sticas patrimoniais e referenciais da memória, finalizando com a sua difusão. A atividade avaliativa dessa proposta foi apresentada nos encontros finais do módulo, quando esta metodologia foi aplicada na constituição de um museu imaginário.

Downloads

Biografia do Autor

Ana Paula Peters, UNESPAR- CAMPUS DE CURITITIBA I - EMBAP

Doutora em História. Mestre em Sociologia. Docente do Colegiado de Bacharelado em Museologia. UNESPAR.

Luana Caroline Damião, UNESPAR- CAMPUS DE CURITIBA I - EMBAP

Mestre em Comunicação e Museóloga. Docente do Colegiado de Bacharelado em Museologia. UNESPAR.

Vivian Letícia Busnardo Marques, UNESPAR - CAMPUS DE CURITIBA I - EMBAP

Doutoranda em Patrimônio Cultural e Sociedade. Mestre em Comunicção e linguagens Midiáticas.Docente do Colegiado em Museologia da UNESPAR- Campus de Curitiba I - Embap.

Referências

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D. e HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 2. ª edição,1980.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO. Educação Superior í Distância. Disponí­vel em: <http://portal.mec.gov.br/instituicoes-credenciadas/educacao-superior-a-distancia>. Acesso em 28 set. 2020.

BRASIL. MINISTÉRIO DA CULTURA. Polí­tica Nacional de Museus. MINC. IPHAN, Brasí­lia, 2007.

BRASIL. Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991. Restabelece princí­pios da Lei n° 7.505, de 2 de julho de 1986, institui o Programa Nacional de Apoio í Cultura (Pronac) e dá outras providências. Disponí­vel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8313compilada.htm >. Acesso em 29 abr. 2021.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronaví­rus - COVID-19. Disponí­vel em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acesso em 28 set. 2020.

CHAGAS, Mário de Souza. O Campo de Atuação da Museologia. In: Cadernos de Sociomuseologia, v.2, n. 2, 1994.

COMITÊ INTERNACIONAL DE DOCUMENTAÇíO (CIDOC). CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS (ICOM). Declaração dos princí­pios de documentação em museus e Diretrizes internacionais de informação sobre objetos: categorias de informação do CIDOC. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo; Associação de Amigos do Museu do Café; Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2014.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FERREZ, Helena Dodd. Documentação Museológica: teoria para uma boa prática. In: IV Fórum de Museus do Nordeste. Recife, 1991.

NUNES, Patrí­cia Lavrador Teixeira. Elaboração de um plano de marketing cultural para o Museu da Marinha. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2010.

OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. de H. Teorias de Aprendizagem. Porto Alegre: Evangraf; UFRGS, 2011.

PADILHA, Renata Cardozo. Documentação Museológica e Gestão de Acervo. Florianópolis: FCC, 2014.

PELEGRINI, Sandra C. A. O patrimônio cultural e a materialização das memórias individuais e coletivas. Patrimônio e Memória. UNESP – FCLAs – CEDAP, v.3, n.1, 2007.

PINTO, Helena. Educação Patrimonial e Ensino de História: leituras do passado através do património cultural local. 2019. OPSIS (Online), Catalão-GO v. 19 (1), 1–21. ISSN: 2177-5648. https://doi.org/10.5216/o.v19i1.53435

SANTOS, Myriam Sepúlveda dos. A escrita do passado em museus históricos. Rio de Janeiro: Garamond, MinC, IPHAN, DEMU, 2006.

SOUSA, Juliane Gomes da; PINHO, Maria José de. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade como fundamentos na ação pedagógica: aproximações teórico conceituais. Signos, Lajeado, ano 38, n. 2, p. 93-110, 2017.

Downloads

Publicado

2021-09-14

Edição

Seção

Artigos