Onde se Fundem os Mitos: Reflexões sobre a Obra de Leonor Botteri

Autores

  • Pedro Paulo Lacombe Feijó Unespar/Campus 1/ EMBAP

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2015.2.1.50-73

Palavras-chave:

Artes Visuais, Interdisciplinaridade, Arte Contemporânea,

Resumo

Neste artigo, baseado em nuances do pensamento de autores ligados à filosofia de Arthur Schopenhauer, procurei construir um diálogo em torno da obra de Leonor Botteri que possa revelar indí­cios da possí­vel realidade transcendente da pintora e a natureza dos elementos responsáveis pelo espaço estético do universo botteriano. Descrevi as impressões que a obra de Botteri me desperta, particularmente as telas O vento da noite e Menina do campo, das quaisfiz uma leitura informal, não estilí­stica, e comentei as significativas coincidências compositivas, estruturais e simbólicas que existem entre elas. Sob meu ponto de vista, esses dois trabalhos se correspondem e se complementam e a pintura Menina do campo pode ser uma representação inconsciente da artista quando criança. Considero que a obra de Botteri requer uma abordagem especial, por isso, para nortear a forma de escrever, busquei alento em Gaston Bachelard, à procura de uma linguagem ao mesmo tempo crí­tica e poética.

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Biografia do Autor

Pedro Paulo Lacombe Feijó, Unespar/Campus 1/ EMBAP

Arquiteto e Urbanista graduado pela UFPR (1975). Especialista em História da Arte Contemporânea (Embap) e professor Auxiliar 1 da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (desde 1989). Oleiro.

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Publicado

2015-06-24

Edição

Seção

Artigos