Onde se Fundem os Mitos: Reflexões sobre a Obra de Leonor Botteri
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2015.2.1.50-73Palavras-chave:
Artes Visuais, Interdisciplinaridade, Arte Contemporânea,Resumo
Neste artigo, baseado em nuances do pensamento de autores ligados à filosofia de Arthur Schopenhauer, procurei construir um diálogo em torno da obra de Leonor Botteri que possa revelar indícios da possível realidade transcendente da pintora e a natureza dos elementos responsáveis pelo espaço estético do universo botteriano. Descrevi as impressões que a obra de Botteri me desperta, particularmente as telas O vento da noite e Menina do campo, das quaisfiz uma leitura informal, não estilística, e comentei as significativas coincidências compositivas, estruturais e simbólicas que existem entre elas. Sob meu ponto de vista, esses dois trabalhos se correspondem e se complementam e a pintura Menina do campo pode ser uma representação inconsciente da artista quando criança. Considero que a obra de Botteri requer uma abordagem especial, por isso, para nortear a forma de escrever, busquei alento em Gaston Bachelard, à procura de uma linguagem ao mesmo tempo crítica e poética.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-06-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).