Os trânsitos da produção visual da arte popular no cenário artístico brasileiro contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.180-198Palavras-chave:
Arte Popular, Artes Visuais, Criação, Interface e Transgressão.Resumo
A pesquisa buscou construir uma atitude reflexiva sobre a Arte Popular destacando algumas de suas confluências com o contexto da produção das Artes Visuais no intuito de manifestar formas críticas de pensamento sobre questões importantes, como: estética do cotidiano, produção cultural local e global, culto e inculto, interculturalidade, conexão e hibridização, qualidade formal, circulação e discriminação. O percurso metodológico que orientou o conjunto de análises e reflexões foi embasado pela abordagem hermenêutica. As explorações sobre as interlocuções teóricas apoiaram-se na abordagem da História Cultural que torna visíveis as produções de variados tipos de grupos e de suas diversas formas artísticas, assim como, os sujeitos autores dessas produções. A pesquisa também transitou pelo debate filosófico mediado por meio de conceitos representativos a estes conteúdos com o propósito de enriquecer a fundamentação teórica sobre os princípios básicos da Arte Popular. Os resultados obtidos possibilitaram a construção de conhecimentos sobre micro formas de subversão e resistência cultural capazes de unir a cisão criada por concepções preconceituosas e hierarquizantes que preconizam o distanciamento entre o erudito e o popular buscando uma convivência integrada no âmbito da diversidade artística e cultural.
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