Os trânsitos da produção visual da arte popular no cenário artí­stico brasileiro contemporâneo

Autores

  • Selma Machado Simão Instituto de Artes da Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.180-198

Palavras-chave:

Arte Popular, Artes Visuais, Criação, Interface e Transgressão.

Resumo

A pesquisa buscou construir uma atitude reflexiva sobre a Arte Popular destacando algumas de suas confluências com o contexto da produção das Artes Visuais no intuito de manifestar formas crí­ticas de pensamento sobre questões importantes, como: estética do cotidiano, produção cultural local e global, culto e inculto, interculturalidade, conexão e hibridização, qualidade formal, circulação e discriminação. O percurso metodológico que orientou o conjunto de análises e reflexões foi embasado pela abordagem hermenêutica. As explorações sobre as interlocuções teóricas apoiaram-se na abordagem da História Cultural que torna visí­veis as produções de variados tipos de grupos e de suas diversas formas artí­sticas, assim como, os sujeitos autores dessas produções. A pesquisa também transitou pelo debate filosófico mediado por meio de conceitos representativos a estes conteúdos com o propósito de enriquecer a fundamentação teórica sobre os princí­pios básicos da Arte Popular. Os resultados obtidos possibilitaram a construção de conhecimentos sobre micro formas de subversão e resistência cultural capazes de unir a cisão criada por concepções preconceituosas e hierarquizantes que preconizam o distanciamento entre o erudito e o popular buscando uma convivência integrada no âmbito da diversidade artí­stica e cultural.

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Biografia do Autor

Selma Machado Simão, Instituto de Artes da Unicamp

Graduação em Lic. Educação Artí­stica com Hab. Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1980), Especialização em Arte e Tecnologia pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (2002), Especialização em Expressões Criativas pela Faculdade de Ciências da Saúde (2013), Mestrado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp (2005), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - FE Unicamp (2012) e Pós-doutorado pela Unesp de Rio Claro com Bolsa PNPD - Capes SP (2015). É professora do Instituto de Artes da Unicamp dos Programas de Graduação e Pós Graduação em Artes Visuais, integrante do Grupo de Pesquisa Propostas Artí­sticas Contemporâneas do IA da Unicamp e artista visual.

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Publicado

2020-05-17

Edição

Seção

Artigos