Indefiníveis, experiências em cor tridimensional: uma discussão sobre as indefinibilidades das fronteiras entre Pintura e Escultura a partir de Hélio Oiticica, e uma proposta metodológica para a produção artística estudantil.
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.2.159-173Resumo
Resumo: O presente texto se trata de uma revisitação do autor ao processo de pesquisa em Poéticas Visuais realizado durante a produção de seu Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado Cor tridimensional: a indefinibilidade das fronteiras entre Pintura e Escultura, e defendido junto ao já extinto Bacharelado em Escultura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap/Unespar), em 2013. Além de retomar alguns conceitos e discussões relacionadas à arte político-revolucionária de Hélio Oiticica, principal referência quando da elaboração do projeto, o objetivo deste artigo é também organizar o método aplicado durante a execução do projeto, transformando-o em um esquema-guia que poderá auxiliar outros estudantes em seus processos de produção e pesquisa.
Palavras-chave: metodologia; poéticas visuais; indefinibilidade; cor tridimensional; Hélio Oiticica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).