Athos Bulcão: Transformações e Permanências nas Décadas de 1940 e 1950.
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.1.046-065Palavras-chave:
Athos Bulcão, Diretrizes, Troc.Resumo
Resumo: Este artigo procura construir uma narrativa sobre Athos Bulcão nas décadas de 1940 e 1950, com o intuito de elucidar sua trajetória artística naquele período. É fruto das pesquisas realizadas para a dissertação de mestrado apresentada ao programa de Pós-Graduação em História da UFPR em 2018, intitulada A relação arte-arquitetura no trabalho de Athos Bulcão para o Teatro Nacional de Brasília: concepções e materializações (1958 – 1981). O conteúdo aqui exposto contém a parte da pesquisa voltada à investigação das Diretrizes do artista que, aliadas ao contexto artístico do período, facilitam a compreensão de sua produção formal. Nessa medida, o conceito de Troc desenvolvido por Baxandall (2006) contribuiu para o estudo entre pares ou grupos de artistas í quela época, suas trocas formais e escolhas temáticas. Depoimentos e entrevistas de Athos Bulcão serviram como fontes para a escolha dos artistas a serem com ele articulados. As investigações de Bueno (1994/1995) sobre a formação de um mercado de arte no Brasil entre as duas décadas estudadas ajudaram a contextualizar o meio no qual Athos Bulcão circulou. A contribuição de autores como, por exemplo, Moraes (1986), Amaral (1987), Cocchiarale (1998) e Chiarelli (2003) também formaram bases importantes a partir das quais se pôde pensar a obra de Athos Bulcão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).