A Imagem e os Processos de Constituição do Olhar: Interfaces entre Arte, Filosofia e Psicanálise
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.1.106-117Palavras-chave:
imagem, olhar, sujeito, visível, invisível.Resumo
Este texto pretende refletir sobre a questão da imagem com o campo da arte, da filosofia e da psicanálise, levando em consideração a realidade pós-moderna. Para tanto, buscou-se, num primeiro momento, agregar elementos teórico-conceituais acerca do conceito de imagem desde o pensamento grego. As reflexões propostas, norteadas pelos pressupostos teóricos de Merleau Ponty e Didi-Huberman, versam sobre a produção de signos, sentidos e significados a respeito dos processos de constituição do olhar e de suas relações. A interlocução com a psicanálise lacaniana é necessária para se pensar o sujeito e o inconsciente engendrados em sua não-representatividade e implicados na e pela linguagem. Considera-se, pois, que postos para além da ordem, a concepção de inconsciente e suas manifestações adquirem sentido naquilo que escapa e falha ao sujeito.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).