O problema dos "novos museus", e nosso
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2014.1.02.30-43Palavras-chave:
museu, espaço, arte contemporânea, instalação, site specificResumo
O presente texto apresenta os problemas das exposições de arte contemporânea nos espaços museológicos e suas estratégias para popularizar a arte. Estratégias que podem se tornar artifícios de vulgarização da arte por não respeitar a capacidade perceptiva do observador e por aproximar-se cada vez mais da lógica dos grandes eventos culturais, como bens de consumo rápido e fácil. A partir de um trecho de texto de Otília Arantes que reclama da "cultura de recolhimento como descartável" este artigo apresenta argumentos teóricos e exemplos práticos de trabalhos de arte que buscam discutir estes problemas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).