A Primeira Fase do Documentarismo Brasileiro e o Despertar da Criticidade Cinematográfica nos anos 1960-80
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.2.215-232Palavras-chave:
cinema brasileiro, cinema documentário, cultura.Resumo
Como um dos períodos mais ricos do cinema brasileiro, o ciclo que começa no final dos anos 1950 com o surgimento do Cinema Novo e permanece até meados dos anos 1980 gerando obras de grande relevância é comumente lembrado por suas diferenças e distanciamentos em relação à filmografia brasileira que o precede. Através de uma análise sociológica dos distanciamentos mas também das aproximações vivenciadas pelas narrativas de um dos gêneros do cinema nacional neste contexto, o gênero documental, o presente estudo procura contribuir com a compreensão da história do nosso cinema e, em particular, dos elementos que converteram o período citado em um dos mais criativos do cinema nacional. Destaca-se, em meio ao trabalho de pesquisa, o modo como um elemento em particular se apresenta como ponto de partida para este redirecionamento da estética documental a partir dos anos 1960: a problematização da cultura como elemento de mediação do comportamento dos personagens e atores sociais no âmbito da realidade brasileira.
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