Virgem Ártemis: Protetora e Implacável
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.2.73-92Palavras-chave:
Artes Visuais, InterdisciplinaridadeResumo
O presente texto apresenta um recorte da literatura mitológica, com histórias relacionadas à deusa Ártemis. A seleção de pinturas, gravuras e esculturas, colhidas em acervos museológicos acompanham os textos com o objetivo de conduzir o leitor à compreensão do tema e o propósito das obras produzidas ao longo de determinados períodos históricos e artísticos. Nesse particular assunto: a partir do Renascimento, no final do século XV até o Neoclássico, no século XIX, períodos da Idade Moderna em que o artista busca inspiração no conhecimento clássico. A metodologia empregada no texto é a investigação histórica, qualitativa e descritiva, apoiada em: Hesíodo, Apolodoro, Ovídio, Hinos de Calímaco e Hinos Homéricos. Conclui-se que a pesquisa contribui para o progresso contínuo das questões que se referem à mitologia clássica e uma nova atitude em relação à apreciação artística em seus diferentes períodos históricos e culturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).