Vestígios e Ruínas: Entre Piranesi, de Chirico e Lichtenstein
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.1.259-270Palavras-chave:
Artes Visuais, História da Arte, Ruínas,Resumo
Este artigo apresenta dois conceitos fundamentais da teoria iconológica desenvolvida por Aby Warburg, aNachlebene aPathosformeln, com o intuito de compreender como se dá a sobrevivência das formas na história da arte, como desaparecem e ressurgem em outros tempos. Deste modo, vai ser estabelecido através da sobreviência das formas, opós-vidadas formas antigas sobre a representação da ruína, através de elementos arquitetônicos, que estão presentes nas gravuras de Giovanni Battista Piranesi e que ressurgem nas pinturas de Giorgio De Chirico e também em Roy Lichtenstein. Especificamente, as formas investigadas como uma imagem sobrevivente são observadas através dos tambores das colunas de templos e de antigas construções em ruínas, que representam a arquitetura greco-romana, assim sendo, analisada do período neoclássico até a arte moderna.
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