GOTTFRIED SEMPER E O ESTILO EM ARQUITETURA NO SÉCULO XIX
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.1.220-233Palavras-chave:
Artes Visuais, História da Arte, Teoria da ArteResumo
O presente artigo analisa o conceito de Estilo elaborado pelo arquiteto e teórico Gottfried Semper (1803-1879), autor de uma das mais célebres obras teóricas do século XIX: Der Stil. Pretende-se compreender o modo como este conceito, primordial para a compreensão da ideia de Arquitetura em meados do século XIX, foi proposto pelo autor em meio a um debate acalorado sobre o tema, e diante de uma crise expressiva da prática arquitetônica. Este estudo é elaborado a partir de uma análise bibliográfica da literatura especializada e do próprio discurso teórico do arquiteto, construído e publicado em seu contexto de produção e de formação discursiva. Argumenta-se que, diversamente do que colocou a historiografia tradicional da arte e da arquitetura, o pensamento de Semper vai além de meras classificações materialistas ou estilísticas do legado de sua obra, e por isto não pode se reduzir a elas.
Palavras-Chave: Estilo, Arquitetura, Gottfried Semper.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).