ENTRE LINHAS E RITUAIS

O Encanto da Repetição na Arte de Pessoas com Autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10826

Palavras-chave:

Autismo, Estados Alterados de Consciência, Educação Artística, Automatismo

Resumo

Este artigo apresenta uma análise interdisciplinar que articula a produção artística de pessoas com autismo, o fenómeno dos estados alterados de consciência e o paralelismo com as práticas ritualísticas de “ mágicos” das tribos antigas. Em diálogo com as ciências das artes, a psicologia e a psicoterapia, propomos uma reflexão sobre a repetição de formas simples e do automatismo presente nas obras de pessoas com autismo, ressaltando a importância da educação artística como instrumento de expressão e de inclusão. A partir de uma revisão bibliográfica e dos dados recolhidos do estudo de caso realizado, investigamos como tais manifestações podem representar, simultaneamente, estratégias de auto-regulação emocional e evocação de dimensões ritualísticas e ancestrais do símbolo.

 

Palavras-chave: Autismo; Estados Alterados de Consciência; Educação Artística; Automatismo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catarina Ladeira, Faculdade de Belas Artes de Lisboa

Catarina Mesquita Ladeira (Lisboa Portugal, 1993) é Licenciada em Escultura FBAUL  (2014) e Mestre em Educação Artística FBAUL (2022). O seu gosto pelo ensino levou-a a fazer voluntariado na Escola EB1 O Leão de Arroios em Lisboa (2011) e depois na Faculdade Sénior - USU em Lisboa (2015) onde lecionou Desenho e Pintura. Desde 2018 que trabalha como professora de Expressão Plástica na Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA) em Lisboa. Realizou com Sandro Resende o workshop “Um olhar sobre a Produção Artística de Pessoas com deficiência e doença mental” na ANACED e também com a SPAT de Introdução à Arte Terapia. Participou no 23.º Congresso Português de Arte Terapia com o tema Na Barriga da Baleia (2022). Ganhou em 2015 o prémio na categoria de Ilustração do Concurso Jovens Criadores.

Referências

Arnheim, R. Art and Visual Perception: A Psychology of the Creative Eye. Berkeley: University of California Press, 1974.

Bogdashina, O. Autistic Perception and Worldview. London: Jessica Kingsley Publishers, 2016.

Breton, A. Manifesto do Surrealismo. Paris: Gallimard, 1924.

Csikszentmihalyi, M. Flow: The Psychology of Optimal Experience. New York: Harper & Row, 1990.

Eliade, M. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes, 1959.

Grandin, T. Thinking in Pictures: My Life with Autism. New York: Vintage, 2006.

Happé, F. Understanding Minds and Metaphors in High-Functioning Autism. Psychological Review, Washington, v. 102, n. 1, p. 137-158, 1995.

Kandinsky, W. Do Espiritual na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1911.

Lowenfeld, V.; Brittain, W. L. Creative and Mental Growth. New York: Macmillan, 1987.

Malchiodi, C. Art Therapy and Health Care. New York: Guilford Press, 2012.

Read, H. Education through Art. New York: Pantheon Books, 1958.

Rosenberg, H. The Tradition of the New. New York: Da Capo Press, 1972.

Turner, V. The Ritual Process: Structure and Anti-Structure. Ithaca: Cornell University Press, 1969.

Winnicott, D. W. Playing and Reality. London: Routledge, 1971

Downloads

Publicado

2025-06-16

Edição

Seção

Dossiê: Inconsciente e contracultura: dissidências artísticas alternativas