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SCENES OF BEAUTY AS UTOPIAN PORTALS TO RE-THINK EDUCATION THROUGH RENAISSANCE ART

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10800

Keywords:

Estética, Educação Contemporânea, Sensibilidade, Renascimento

Abstract

Este artigo propõe uma reflexão poética-crítica-analítica a partir de um estudo sobre a arte renascentista e suas implicações na educação contemporânea, levando em consideração os ideais estéticos e pedagógicos, averiguando em que medida os ideais renascentistas-humanistas dos séculos XIV, XV e XVI motivam e inspiram práticas pedagógicas mais estéticas, sensíveis e emancipadoras no cotidiano escolar. Pautados na metodologia qualitativa, de base hermenêutica e narrativa, fundamentados pelas leituras filosóficas, sensibilizados por grandes pensadores como, Nicolau Sevcenko, Giorgio Agamben, entre outros, propõe-se uma análise das obras de Leonardo da Vinci, Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, Giotto di Bondone e Rafael Sanzio, ícones do ideal do Homo universalis, com o objetivo de investigar de que modo a escola do século XXI pode ressignificar o projeto formativo renascentista, articulando dimensões técnicas, criativas e humanistas. Conclui-se que a forte influência da arte renascentista reverbera na história da cultura, recupera os ecos do Renascimento sinalizando princípios para uma pedagogia da sensibilidade, da presença e da esperança.

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Author Biographies

Euripa Aparecida Ribeiro de Alcântara, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Mestra em Educação pela mesma universidade. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa ‘Perspectiva Ecologista de Educação’ (CNPq/UFTM).

Flaviane dos Santos Malaquias, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Mestra em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa ‘Perspectiva Ecologista de Educação’ (CNPq/UFTM).

Thiago Henrique Barnabé Corrêa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE/UFTM). Doutor em Ciências pela UNICAMP, com estágio p´ós-doutoral em Educação pela UNISO. Atualmente é diretor do Departamento de Desenvolvimento Cultural da UFTM (DDCult/PROEXT).

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Published

2025-07-30

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