SCENES OF BEAUTY AS UTOPIAN PORTALS TO RE-THINK EDUCATION THROUGH RENAISSANCE ART
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10800Keywords:
Estética, Educação Contemporânea, Sensibilidade, RenascimentoAbstract
Este artigo propõe uma reflexão poética-crítica-analítica a partir de um estudo sobre a arte renascentista e suas implicações na educação contemporânea, levando em consideração os ideais estéticos e pedagógicos, averiguando em que medida os ideais renascentistas-humanistas dos séculos XIV, XV e XVI motivam e inspiram práticas pedagógicas mais estéticas, sensíveis e emancipadoras no cotidiano escolar. Pautados na metodologia qualitativa, de base hermenêutica e narrativa, fundamentados pelas leituras filosóficas, sensibilizados por grandes pensadores como, Nicolau Sevcenko, Giorgio Agamben, entre outros, propõe-se uma análise das obras de Leonardo da Vinci, Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, Giotto di Bondone e Rafael Sanzio, ícones do ideal do Homo universalis, com o objetivo de investigar de que modo a escola do século XXI pode ressignificar o projeto formativo renascentista, articulando dimensões técnicas, criativas e humanistas. Conclui-se que a forte influência da arte renascentista reverbera na história da cultura, recupera os ecos do Renascimento sinalizando princípios para uma pedagogia da sensibilidade, da presença e da esperança.
Downloads
References
BARBOSA, Ana Mae; ROCHA, Maria Luiza (Orgs.). Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2019.
BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino de arte. São Paulo: Cortês, 2002.
BIESTA, Gert. Good Education in an Age of Measurement: Ethics, Politics, Democracy. Routledge, 2010.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas, v.1).
BRAGA, Maria Lucia. A estética como educação dos sentidos. In: Educação estética: a pesquisa / experiência nos territórios das sensibilidades: volume 2/ organizadoras: Silvia Sell Duarte Pillotto; Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon. – Joinville, SC: Editora Univille, 2023.
BURKE, Peter. O Renascimento Italiano: Cultura e Sociedade na Itália. Nova York: Harper & Row, 1986.
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. Tradução de Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CAMPANELLA, Tommaso. A Cidade do Sol. Tradução e notas de Aristides Lobo. Os Pensadores. Ed. Abril, São Paulo, 1974[1602].
DAMÁSIO, Antonio. A estranha ordem das coisas: as origens biológicas dos sentimentos e da cultura. Rio de Janeiro: Record, 2018.
DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010[1934].
DUARTE JR., João-Francisco. O Sentido dos Sentidos: A Educação (do) Sensível. Curitiba: Criar Edições, 2001.
DOMINGUES, Ana Carolina. A perspectiva renascentista: a educação dos modos de ver entre o real e o produzido. Cadernos da Pedagogia (UFSCAR. ONLINE), v. 14, p. 51-59, 2020.
FELIPE, Sônia Teresinha. O Conceito de Utopia na proposta Paulofreireana. Porto Alegre, 1979. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/download/23744/21311. Acesso em 03 de abril de 2025.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. 9ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FONTES, Igor Ferreira. Uma crítica ao humanismo: revisão do pensamento antropocêntrico. O Manguezal, v. 1, n. 1, p. 61-70, 2017.
GARIN, Eugenio. A Educação no Renascimento. São Paulo: Editora da UNESP, 2007.
GOMBRICH, Ernst Hans. A História da Arte. 16. ed. Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2019.
GREENE, Maxine. Releasing the Imagination: Essays on Education, the Arts, and Social Change. Jossey-Bass, 1995.
KEMP, Martin. Leonardo da Vinci: As Maravilhas da Natureza e do Homem. Tradução: Paula Szabo. São Paulo: Editora UNESP, 2022.
LATOUR, Bruno. We Have Never Been Modern. Harvard University Press, 2014.
MAGIOLINO, Lavínia Lopes Salomão; SILVA, Daniele Nunes Henrique; MAHEIRIE, Kátia. Educação estética. Cad. Cedes, Campinas, v. 44, n. 124, p.263-267, 2024.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MORE, Thomas. Utopia. Trad. Márcio Meirelles Gouvêa Júnior. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017[1516].
NUNES, Ruy Afonso da Costa. História da Educação no Renascimento. Vide Editorial: Kirion, 2006.
PILLOTTO, Silvia Sell Duarte; STRAPAZZO, Mirtes Antunes Locatelli. Educação estética: a pesquisa/experiência nos territórios das sensibilidades. Joinville, SC: Editora Univille, v. 2, 2023.
READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001[1943].
RICOEUR, Paul. Interpretation Theory: Discourse and the Surplus of Meaning. Texas Christian University Press, 1990.
SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Publifolha, 2001.
SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: No loop da montanha-russa. Companhia das Letras, 2001.
SILVA, Josie Agatha Parrilha. O renascimento da relação entre a arte e a ciência: discussões e possibilidades a partir do Codex entre Galileo e Cigoli no século XVII. Visualidades, Goiânia, v. 14, n. 2, 2017.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
VANTI, Elisa dos Santos; PLASZEWSKI, Helenara. Ateliê de Pedagogias da Primeira Infância: Diálogos com Montessori, Pikler e Goldschmied. In: VI Conferência Internacional de Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica, 2024, Porto Alegre / RS. Anais da VI Conferência Internacional de Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica. Porto Alegre / RS: ediPUCRS, v. 1. p. 1-13, 2024.
VIGOTSKI, Liev Semionovitch. Liev S. Vigotski: escritos sobre arte. Bauru: Mireveja, 2022.
VIGOTSKI, Liev Semionovitch. Psicologia da arte. São Paulo: WMF Martins Fontes, 1999.
Downloads
Published
Versions
- 2025-08-15 (2)
- 2025-07-30 (1)
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).