O CORPO, SUAS REPRESENTAÇÕES NAS ARTES VISUAIS E OS DIREITOS HUMANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10762

Resumo

O artigo tem por objetivo contribuir para a reflexão acerca da violência de gênero na arte através das lentes dos direitos humanos. O estudo parte do vandalismo ocorrido dentro do ateliê de litografia do Museu da Gravura de Curitiba, que consiste no ataque à matriz litográfica da artista Mara Cunha, que continha a imagem de um homem nu do tronco aos joelhos com semântica constituída no erotismo. O problema de investigação consiste na análise sobre a obra como uma possível crítica ao patriarcado e objetificação do corpo feminino. Pensar a tentativa de destruir o trabalho da artista envolve, necessariamente, o mergulho nos aportes, teóricos e práticos, dos movimentos feministas. O artigo utilizou a revisão bibliográfica e análise da obra vandalizada como metodologia para atingir os objetivos específicos. Da pesquisa realizada, foi possível inferir que adotar a identidade de artista feminista ou artivista, como fizeram as pioneiras desse movimento, é essencial no contexto atual, onde mulheres são invisibilizadas, caladas e assassinadas. Ao interseccionar a arte e os direitos humanos, são produzidas respostas que propiciam a liberdade poética, possibilitando à artista que teve sua obra vandalizada replicar a violência sofrida.

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Biografia do Autor

Stely Marchesini, EMBAP/UNESPAR

Bacharel em Pintura pela Escola da Música e Belas Artes do Paraná (1995). Mestranda em Artes Visuais, Linha de Pesquisa: Processos Criativos Contemporâneos – EMBAP – PPGAV/UNESPAR. Artista Visual, Pesquisadora, Gravadora, Professora de Desenho e Pintura no Museu da Gravura da Cidade de Curitiba.

Greicy Kerol Patrizzi, PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

Graduada em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (2002). Especialista em Filosofia e Psicanálise pela Universidade Federal do Paraná (2005). Mestra em Direitos Humanos e Políticas Públicas PPGDH-PUCPR (2023). Advogada na área de Direito Civil-Constitucional com ênfase em Direito de Família e Direitos Humanos. 

Carla Beatriz Franco Ruschmann, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutora em Belas Artes pelo Faculdade de Belas Artes da Universidade de Granada - Espanha, Bacharel em Pintura pela Escola da Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Professora Titular da Universidade Federal do Paraná, atuando nos cursos de Licenciatura em Artes, Tecnólogo em Gestão Cultural (EAD) e Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar.

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Publicado

2025-05-19

Edição

Seção

Artigos em Poéticas