PROCESSOS CRIATIVOS INDUZIDOS POR ENOC

RELATO DE PESQUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10520

Palavras-chave:

Ayahuasca, histórias em quadrinhos, estados não ordinários de consciência, sonhos lúcidos

Resumo

Este artigo é um relato da pesquisa de doutorado defendida em 2018. Nela, busco compreender a relação entre histórias em quadrinhos e Arte Visionária. No Brasil, apesar de pouco conhecidos, há autores de quadrinhos renomados internacionalmente que são claramente visionários, como é o caso de Sergio Macedo e Alain Voss. Na pesquisa, foram analisados trabalhos de Moebius, Jim Woodring, Rick Veitch, Sergio Macedo e Xalberto, além de minha própria produção anterior à pesquisa. Como referencial usei, principalmente, bibliografias ligadas aos processos criativos, antropologia (xamanismo), psicologia (ENOC) para demarcar o terreno teórico trafegado. A investigação se deu na linha de pesquisa de Poéticas Visuais e Processos de Criação, assim, ela se estende também para a prática artística, ou seja, fazer quadrinhos. Criei colaborativamente histórias que estão no escopo da Arte Visionária, tendo como método de indução de ENOC o chá ritualístico Ayahuasca, sonhos lúcidos e a técnica chamada Respiração Holotrópica. A abordagem metodológica foi a pesquisa baseada em arte combinada com autoetnografia. Enquanto resultado poético, foram desenvolvidas 16 histórias em quadrinhos. Os processos criativos de cada uma delas foi discutido na tese, buscando traçar paralelos entre o visto, sentido e retratado, com os processos cognitivos e estados psicológicos típicos dos ENOC. Como resultado, compreendo que os Estados Não Ordinários de Consciência, em especial os destacados para esta pesquisa, não promovem o aumento da criatividade no indivíduo criador. No entanto, auxiliam e influenciam nas temáticas dos artistas, o que, por vezes, pode ser confundido com aumento da criatividade. Podendo ser melhor compreendido como uma escolha em ‘perseguir um tema específico’. No artigo aqui apresentado, após as considerações finais, foi acrescentada uma versão inédita de uma história visionária, resultado da pesquisa. A motivação para inclusão da história é dar um exemplo visual do tipo de trabalho abordado na tese e no artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Moura Silva, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professor, doutor e mestre em Arte e Cultura Visual (PPGACV-FAV/UFG) com pesquisas sobre processos criativos e quadrinhos, além de roteirista, fanzineiro e editor. Publicou a revista Camiño di Rato entre 2008 e 2019. Editou a revista A3 Quadrinhos (2010) e é o autor da graphic novel O.R.L.A.: Liberdade aos Animais (2014), além dos álbuns Cartografias do Inconsciente (2018) e Matéria Escura (2018) – todos sob financiamento do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia (MG). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, também é licenciado em Artes Visuais com pesquisa em quadrinhos e

Referências

Baggott, M. J. Psychedelics and creativity: a review of the quantitative literature. PeerJ PrePrints 3:e1202. V1, 2015.

Berge, J. T. Breakdown or breakthrough? A history os European research into drugs and creativity. Journal of Creative Behavior. vol. 33, n. 4, p. 257-276, 1999.

Caruana, L. O primeiro Manifesto da Arte Visionária. Curitiba: Ordem Rosacruz, 2013.

Dobkin De Rios, M. LSD, spirituality and creative process. Vermont: Park Street Press, 2003.

Echenhofer, F. The Creative Cycle Processes Model of Spontaneous Imagery Narratives Applied to the Ayahuasca Shamanic Journey. Anthropology of Consciousness, Vol. 23, Issue 1, pp. 60–86, 2012.

Fortin, S. Contribuições Possíveis Da Etnografia E A Da Auto-Etnografia Para A Pesquisa Na Prática Artística. Tradução de Helena Mello. Revista CENA, Programa de Pós-graduação em Artes Cênica, v. 7, n. 1, p. 77-88, 2009.

Frecska , E.; Móré, C.; Vargha, A.; Luna, L. Enhancement of Creative Expression and Entoptic Phenomena as After-Effects of Repeated Ayahuasca Ceremonies. Journal of Psychoactive Drugs, UK, vol. 44 , n. 3, 2012.

Fortin, S.; Gosselin, P. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. Art Research Journal-ARJ. Brasil, vol. 1, n.1, p.1-17, 2014.

Gloton, R.; Clero, C. La creatividad em el niño. Madrid: Narcea S. A. De ediciones, 1971.

Gowan, J. C. Trance, art and creativity. The journal of creative behavior, v. 9, n.1, p. 1-11, 1975.

Grof, S. A aventura da autodescoberta. São Paulo: Summus, 1997.

Hardtogsohn, I. The American Trip: Set, Setting, and Psychedelics in 20th Century Psychology. MAPS Special Edition: Psychedelics in Psychology and Psychiatry. v.23, n. 1, p. 6-9, 2013.

Kneller, G. F. Arte e ciência da criatividade. São Paulo: IBRASA, 1978.

Krippner, S. Psychedelic drugs and creativity. Journal of Psychoative Drugs. Journal of Psychoactive Drugs, UK, v. 17, n. 4, 1985.

Leary, T.; Metzner, R.; Alpert, R. The Psychedelic Experience. New York: Kensington Pub Corp, 1995.

Lewis-Williams, J. D. La mente en la caverna: la consciencia e las orígenes del arte. Madrid: Akal Editor, 2005.

May, R. A coragem de criar. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

McNiff, Shaun. Art-Based Research. In: KNWOLES, J. Gary. Handbook of the arts in qualitative research: Perspectives, methodologies, examples, and issues. Thousand Oaks: Sage Publications, 2008.

McWhinnie, H. J. Chemical Agents for Behavior Change: Creative, Psychotic and Ecstatic States — Some Implications for Drug Education. British Journal of Addiction to Alcohol & Other Drugs, v.65, n. 1, p. 123–137, 1970.

Mello, H. M. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Cena. n.7, 78-88 2009.

Morin, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011.

Multidisciplinary Association For Psychedelic Studies (MAPS): Psychedelics & Creativity. Sarasota: MAPS, v. 10, n. 3, 2000.

Neira, M.; LIPPI, B. Tecendo a colcha de retalhos: a bricolagem como alternativa para a pesquisa educacional. Educação e Realidade. Porto Alegre, v.37, n 2, p. 607-625, maio/ago, 2012.

Novaes, M. H. Psicologia da Criatividade. Petrópolis: Vozes, 1972.

Ostrower, F. Criatividade e Processos de Criação. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1977.

Rampazo, A. V., Ichikawa E. Y. Bricolage: a busca pela compreensão de novas perspectivas em pesquisa social. IN: Anais do II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e contabilidade; 2009 Nov 15- 29; Curitiba, Brasil. Curitiba: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração/ANPAD; 2009, p. 1-12

Sessa, B. Is it time to revisit the role of psychedelics drugs in enhancing human creativity? Journal of Psychopharmacology, v. 22, n.8, p. 821-827, 2008.

Silva, M. M. Processos criativos de histórias em quadrinhos poético-filosóficas: investigação teórica e produção poética. 2013. 232 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.

________. Cartografias do inconsciente em quadrinhos: ayahuasca, respiração holotrópica e sonhos lúcidos como processos criativos. 2018. 483 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

Shanon, B. The Antipodes of the Mind: Charting the Phenomenology of the Ayahuasca Experience. Oxford: Oxford University Press, 2002.

_____. The epistemics of Ayahuasca visions. Phenom Cogn Sci, 9, 263–280, 2010.

Taylor, I.; Gantz, B. A transactional approach to creativity and its implications for education. Value dilemmas in the assessment and development of creative leaders, 1969. Disponível em: <http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED043898.pdf>

Zegans, L.; Polland, J.; Brown, D. The effects of LSD-25 on creativity and tolerance to regression. Arch Gen Psychiat. v.16, n.6, p. 740-749, 1967.

Downloads

Publicado

2025-04-09 — Atualizado em 2025-06-26

Versões

Edição

Seção

Dossiê: Inconsciente e contracultura: dissidências artísticas alternativas