PROCESSOS CRIATIVOS INDUZIDOS POR ENOC
RELATO DE PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10520Resumo
Este artigo é um relato da pesquisa de doutorado defendida em 2018. Nela, busco compreender a relação entre histórias em quadrinhos e Arte Visionária. No Brasil, apesar de pouco conhecidos, há autores de quadrinhos renomados internacionalmente que são claramente visionários, como é o caso de Sergio Macedo e Alain Voss. Na pesquisa, foram analisados trabalhos de Moebius, Jim Woodring, Rick Veitch, Sergio Macedo e Xalberto, além de minha própria produção anterior à pesquisa. Como referencial usei, principalmente, bibliografias ligadas aos processos criativos, antropologia (xamanismo), psicologia (ENOC) para demarcar o terreno teórico trafegado. A investigação se deu na linha de pesquisa de Poéticas Visuais e Processos de Criação, assim, ela se estende também para a prática artística, ou seja, fazer quadrinhos. Criei colaborativamente histórias que estão no escopo da Arte Visionária, tendo como método de indução de ENOC o chá ritualístico Ayahuasca, sonhos lúcidos e a técnica chamada Respiração Holotrópica. A abordagem metodológica foi a pesquisa baseada em arte combinada com autoetnografia. Enquanto resultado poético, foram desenvolvidas 16 histórias em quadrinhos. Os processos criativos de cada uma delas foi discutido na tese, buscando traçar paralelos entre o visto, sentido e retratado, com os processos cognitivos e estados psicológicos típicos dos ENOC. Como resultado, compreendo que os Estados Não Ordinários de Consciência, em especial os destacados para esta pesquisa, não promovem o aumento da criatividade no indivíduo criador. No entanto, auxiliam e influenciam nas temáticas dos artistas, o que, por vezes, pode ser confundido com aumento da criatividade. Podendo ser melhor compreendido como uma escolha em ‘perseguir um tema específico’. No artigo aqui apresentado, após as considerações finais, foi acrescentada uma versão inédita de uma história visionária, resultado da pesquisa. A motivação para inclusão da história é dar um exemplo visual do tipo de trabalho abordado na tese e no artigo.
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