PROCESSOS CRIATIVOS INDUZIDOS POR ENOC

RELATO DE PESQUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10520

Resumo

Este artigo é um relato da pesquisa de doutorado defendida em 2018. Nela, busco compreender a relação entre histórias em quadrinhos e Arte Visionária. No Brasil, apesar de pouco conhecidos, há autores de quadrinhos renomados internacionalmente que são claramente visionários, como é o caso de Sergio Macedo e Alain Voss. Na pesquisa, foram analisados trabalhos de Moebius, Jim Woodring, Rick Veitch, Sergio Macedo e Xalberto, além de minha própria produção anterior à pesquisa. Como referencial usei, principalmente, bibliografias ligadas aos processos criativos, antropologia (xamanismo), psicologia (ENOC) para demarcar o terreno teórico trafegado. A investigação se deu na linha de pesquisa de Poéticas Visuais e Processos de Criação, assim, ela se estende também para a prática artística, ou seja, fazer quadrinhos. Criei colaborativamente histórias que estão no escopo da Arte Visionária, tendo como método de indução de ENOC o chá ritualístico Ayahuasca, sonhos lúcidos e a técnica chamada Respiração Holotrópica. A abordagem metodológica foi a pesquisa baseada em arte combinada com autoetnografia. Enquanto resultado poético, foram desenvolvidas 16 histórias em quadrinhos. Os processos criativos de cada uma delas foi discutido na tese, buscando traçar paralelos entre o visto, sentido e retratado, com os processos cognitivos e estados psicológicos típicos dos ENOC. Como resultado, compreendo que os Estados Não Ordinários de Consciência, em especial os destacados para esta pesquisa, não promovem o aumento da criatividade no indivíduo criador. No entanto, auxiliam e influenciam nas temáticas dos artistas, o que, por vezes, pode ser confundido com aumento da criatividade. Podendo ser melhor compreendido como uma escolha em ‘perseguir um tema específico’. No artigo aqui apresentado, após as considerações finais, foi acrescentada uma versão inédita de uma história visionária, resultado da pesquisa. A motivação para inclusão da história é dar um exemplo visual do tipo de trabalho abordado na tese e no artigo.

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Biografia do Autor

Matheus Moura Silva, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professor, doutor e mestre em Arte e Cultura Visual (PPGACV-FAV/UFG) com pesquisas sobre processos criativos e quadrinhos, além de roteirista, fanzineiro e editor. Publicou a revista Camiño di Rato entre 2008 e 2019. Editou a revista A3 Quadrinhos (2010) e é o autor da graphic novel O.R.L.A.: Liberdade aos Animais (2014), além dos álbuns Cartografias do Inconsciente (2018) e Matéria Escura (2018) – todos sob financiamento do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia (MG). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, também é licenciado em Artes Visuais com pesquisa em quadrinhos e

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Publicado

2025-04-09

Edição

Seção

Dossiê: Inconsciente e contracultura: dissidências artísticas alternativas