COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: ANÁLISE CURRICULAR DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE DA REDE PÚBLICA

Autores

  • Francieli Silva de Oliveira Trombelli Faculdade Teste
  • Andressa Martins Dias Ferreira
  • João Lucas Campos Oliveira
  • Sonia Silva Marcon Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Laura Misue Matsuda Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Competência profissional, Avaliação educacional, Gestão em saúde, Currículo, Enfermagem

Resumo

Objetivo: objetivou-se analisar o projeto político pedagógico de cursos de graduação da rede pública em relação quanto à abordagem das competências gerenciais da formação na área da saúde. Método: pesquisa documental, descritiva e quantitativa. Foi realizada entre abril a junho de 2016. Foram selecionadas sete universidades públicas do estado do Paraná e analisados 10 Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de 47 cursos. Os dados obtidos foram compilados em planilhas eletrônicas e submetidos à análise estatística descritiva. A verificação das competências gerenciais em estudo respeitou às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) que regem a formação em saúde. Resultados: constatou-se que o PPP de quatro cursos não abordava todas as competências gerenciais estabelecidas nas DCN. A competência liderança foi a menos contemplada nos currículos. Conclusão: concluiu-se que os cursos investigados abordam as competências gerenciais, mas há necessidade de maior enfoque às competências que habilitam os profissionais ao gerenciamento da equipe e/ou do trabalho na área da saúde.

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Publicado

2018-10-07

Como Citar

Trombelli, F. S. de O., Ferreira, A. M. D., Oliveira, J. L. C., Marcon, S. S., & Matsuda, L. M. (2018). COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: ANÁLISE CURRICULAR DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE DA REDE PÚBLICA. Revista Saúde & Comunidade, 1(1), 20–26. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/saudeecomunidade/article/view/6315