CARTA DE DESCARTES A POLLOT
sobre o “excellent esprit” da Senhora Princesa da Boêmia (6 de outubro de 1642)
DOI:
https://doi.org/10.33871/27639657.2022.2.1.4750Palavras-chave:
Descartes, Elisabeth da Boêmia, Alphonse PollotResumo
Nesta breve carta endereçada a Pollot, pode-se ler a primeira menção de Descartes à Senhora Princesa da Boêmia, Elisabeth Simmern van Pallandt. Trata-se de um documento interessante, no qual o filósofo das ideias claras e distintas revela seu genuíno afeto por Elisabeth da Boêmia, sobretudo por ela ser uma princesa interessada por escritos de metafísica e, inclusive, por ter lido suas Meditações. Estamos diante do início de uma relação epistolar, filosófica e verdadeiramente amistosa, que irá perdurar até a morte de Descartes, o que se deu no ano de 1650, em Estocolmo.
Downloads
Referências
Descartes a Pollot - 6 Out 1642. In: Oeuvres de Descartes. Vol. III - Correspondance. Organização por Charles Adam & Paul Tannery. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, pp. 660-2, 1996 (AT III 577-578).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Paranaense de Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribuition 4.0 International Licence.
Os autores cedem o direito exclusivo de primeira publicação à Revista, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.