NIETZSCHE CONTRA BUTLER
DOI:
https://doi.org/10.33871/27639657.2022.2.1.4748Palavras-chave:
Nietzsche. Butler. Interpretação.Resumo
O objetivo do presente trabalho é apontar aspectos naturalistas da crítica nietzschiana à noção de sujeito que parecem não figurar na interpretação feita por Judith Butler em A vida psíquica do poder. Defendemos que o Nietzsche apresentado por Butler é aquele proveniente da recepção francesa e que a interpretação da filósofa, embora apropriada ao seu próprio projeto filosófico, é parcial e, em certos casos, equivocada.
Downloads
Referências
BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Belo Horizonte, Autêntica, 2019.
BUTLER, Judith. O que é a crítica? Um ensaio sobre a virtude de Foucault. Cadernos de Ética e Filosofia Política, 1(22), 2013, p. 159-179.
DERRIDA, Jacques. Esporas: os estilos de Nietzsche. Rio de Janeiro, NAU, 2013.
GRIMM, Jacob; GRIMM, Wilhelm. Deutsches Wörterbuch. https://woerterbuchnetz.de/?sigle=DWB#1.
MÜLLER-LAUTER, Wolfgang. O desafio Nietzsche. Discurso, vol. 21, São Paulo, 1993, p. 7-29.
NASSER, Eduardo. Nietzsche e a ontologia do vir-a-ser. São Paulo, Loyola, 2015.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Crepúsculo dos ídolos, ou Como se filosofa com o martelo. São Paulo, Companhia das Letras, 2017.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Fragmentos do espólio: primavera de 1884 a outono de 1885. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Fragmentos finais. Brasília, Editora Universidade de Brasília; São Paulo, Imprensa Oficial do Estado, 2002.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo, Companhia das Letras, 2009.
RIBOT, Theódule. As doenças da personalidade. São Paulo, Editora Unifesp, 2020.
RODRIGUES, Carla. Judith Butler. Blogs de Ciência da Universidade Estadual de Campinas: Mulheres na Filosofia, V. 6 N. 3, 2020, p. 99-113. https://www.blogs.unicamp.br/mulheresnafilosofia/judith-butler/
SCHACHT, Richard. O naturalismo de Nietzsche. Cadernos Nietzsche, vol. 29, Guarulhos/Porto Seguro, 2011, p. 35-75.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Paranaense de Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribuition 4.0 International Licence.
Os autores cedem o direito exclusivo de primeira publicação à Revista, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.