NIETZSCHE CONTRA OS ERUDITOS
a defesa da educação do gênio
Resumo
Este trabalho mostra como Nietzsche pensa a educação moderna e como essa formação propicia o surgimento do tipo de homem decadente, o erudito. Além disto, o intuito aqui é também explicar o porquê de Nietzsche encontrar em Schopenhauer um exemplo de formação superior, isto é, uma educação libertadora em que o homem possa assumir todos os seus impulsos e suas forças. O filósofo propõe a partir disto, um tipo de cultura cujo pensamento esteja em afinidade com uma vida afirmadora de si mesma e não uma cultura que privilegie uma vida submersa em ideais que provocam a evasão do homem de si.
Downloads
Referências
BARROSO, David. “A Luta pela Cultura: o Filisteu e o Gênio nas Obras do Jovem Nietzsche“. In: LAMPEJO, v. 1, p. 200-212, 2014.
MACHADO, Roberto. Zaratustra, tragédia nietzschiana. Rio de Janeiro – RJ: Zahar, 1997.
MARTON, Scarlett. Nietzsche – A Transvaloração dos Valores. Editora: Moderna. São Paulo – SP, 1993.
NIETZSCHE, Friedrich. I consideração Extemporânea: David Strauss, o sectário e o escritor. Tradução de Antônio Carlos Braga. Editora: Escala. São Paulo – SP, 2008.
. II Consideración intempestiva: Sobre la utilidad y el perjuicio de la historia para la vida. Edición, traducción y notas de Germán Cano. Editora: Biblioteca Nueva. Madri, s/d.
. III Consideração extemporânea – Schopenhauer como Educador. Editora: Martins fontes. São Paulo – SP, 2020.
. A Gaia Ciência. São Paulo – SP: Editora escala, 2008.
___ . Assim Falou Zaratustra. Porto Alegre – RS: Editora LPM, 2016.
. Crepúsculo dos ídolos. Trad. de Paulo César de Souza. Editora: Companhia das Letras. São Paulo – SP, 2006.
______. Ecce Homo: de como a gente se torna o que a gente é. Porto Alegre – RS: Editora LPM, 2016.
_____. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Trad. de J. Guinsburg. Editora: Companhia das Letras. São Paulo – SP, 1992.
. “Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino”. In: Escritos sobre Educação. Tradução, apresentação e nota de Noéli Correia de Melo Sobrinho. Editora PUC – Rio, Edições Loyola. São Paulo-SP, 2003.
PRADO, Carlos. “Razão e Progresso na Filosofia da História de Hegel”. In: MEST. HIST., VASSOURAS, v. 12, n. 2, p. 99-114, jul./dez., 2010.
RODRIGUES, Eduardo José Lobo. O problema da formação (bildung) em Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino, de Nietzsche – Dissertação (Mestrado em Filosofia) – 146f. Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília – SP, 2015.
SOBRINHO, Noéli Correia de Melo. “A pedagogia de Nietzsche.” In: NIETZSCHE, Friedrich. ESCRITOS SOBRE EDUCAÇÃO. Tradução e apresentação de Noéli Correia de Melo Sobrinho. Editora PUC – Rio, Edições Loyola. São Paulo-SP, p.7-39, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Paranaense de Filosofia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Artigo publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribuition 4.0 International Licence.
Os autores cedem o direito exclusivo de primeira publicação à Revista, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
