GEOMETRIA E PENSAMENTO GEOMÉTRICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

O QUE REVELAM PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2009 E 2020

Autores

  • Fernanda Caroline Cybulski Universidade Estadual de Londrina
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir abordagens a respeito do ensino de geometria na formação inicial de professores que ensinam matemática (PEM), assim como caracterizações de pensamento geométrico e principais aportes teóricos, presentes em teses e dissertações brasileiras publicadas no período 2009-2020. Para a constituição do corpus de análise foi realizado um mapeamento de dissertações e teses oriundas de Programas de Pós-graduação brasileiros Stricto Sensu, das Áreas de Educação e Ensino, na plataforma digital do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no catálogo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, totalizando 18 trabalhos. Observa-se que representações de figuras geométricas, como desenhos, softwares e material manipulável, são frequentemente utilizadas para abordar geometria na formação inicial de PEM. Tais representações são exploradas para: identificar conceitos ou propriedades de forma perceptiva; resolver situações-problema; verificar ou estudar propriedades geométricas, provas e demonstrações. Nos últimos anos há uma crescente busca de discussões e caracterizações para pensamento geométrico, embora ainda sejam incipientes. Raymond Duval e Pierre van Hiele foram privilegiados como autores de referência nos trabalhos analisados. O ensino de geometria e o pensamento geométrico na formação inicial de PEM são temas ainda pouco investigados em dissertações e teses brasileiras. Discutir abordagens visuais articuladas com caraterizações de pensamento geométrico pode ser um campo fértil para o trabalho com a geometria na formação inicial de PEM.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

Cybulski, F. C., & Cyrino, M. C. de C. T. (2022). GEOMETRIA E PENSAMENTO GEOMÉTRICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: O QUE REVELAM PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2009 E 2020. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 44–65. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5202

Edição

Seção

Artigos Científicos