LINGUAGEM E CONTEXTO SOCIAL
A CANÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE INTERPRETAÇÃO CRÍTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.26.155-170Palavras-chave:
Pesquisa-ação, Canção, Critical analysis, Escola PúblicaResumo
Este artigo discute resultados de um trabalho realizado em uma escola pública de Cruz Alta (RS), cujo objetivo foi promover uma pesquisa-ação abordando a canção como alternativa para a análise crítica social na escola pública, conforme pressupostos de Manzoni e Rosa (2010). Optou-se por analisar a letra da canção “Cálice”, de Chico Buarque, a qual apresenta ampla crítica social. Trata-se de um estudo cuja análise amparou-se em (Fairclough, 2001), autor que trata a linguagem como uma prática social e orienta que por meio dela (a linguagem) é possível interpretar e promover mudanças na sociedade contemporânea. A metodologia adotada para o estudo foi a pesquisa-ação, pois essa, na perspectiva de Thiollent (2011), oportuniza discussões, reflexões e, sobretudo, promove melhorias em contextos que necessitam de intervenção. A atividade reuniu pesquisadores universitários, alunos e professores da escola pública. Como resultado, pode-se dizer que o trabalho realizado oportunizou a reflexão sobre novas possibilidades de prática docente no contexto da educação básica, o qual ainda carece de propostas alternativas para melhorar a qualidade do ensino.
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Referências
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