FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROGRAMA MAIS PAIC NA ÓTICA DE GESTORES E PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.26.38-65

Palavras-chave:

Política educacional, Formação continuada, Educação básica, Ensino fundamental

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar as formações continuadas do Programa Mais Paic na ótica de gestores municipais de educação e professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizamos uma abordagem qualitativa e descritiva. Participaram da pesquisa gestores educacionais e professores de português e matemática. Realizamos entrevistas com os participantes que foram submetidas a técnica de análise de conteúdo. Foi possível elencar aspectos positivos, aspectos negativos, aspectos de melhoria e aspectos prejudiciais a essas formações. Discutimos as percepções dos gestores e professores e suas implicações para as ações de formação continuada.

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Biografia do Autor

Leandro Araujo de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Jayane Mara Rosendo Lopes, Secretaria de Educação Estado do Ceará (SEDUC)

Mestre em educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE).

José Airton de Freitas Pontes Junior, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2024-10-16

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo