A CRIANÇA GORDA NA LITERATURA INFANTIL:

REFLEXÕES A PARTIR DE QUATRO LIVROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.26.110-134

Palavras-chave:

Corporeidade, Gordofobia, Crianças gordas

Resumo

Este artigo discute como os corpos de crianças gordas são apresentados em quatro livros de literatura infantil. Na análise, de base qualitativa, textos escritos e imagens foram problematizados a partir dos estudos sobre a mediação da leitura literária; corporeidade nas obras literárias e gordofobia. A análise e discussão dos dados indicam a existência de avanços relativos à representação da diversidade humana nos livros infantis, incluindo a representação menos pejorativa da criança gorda. Finalmente, a conclusão indica a necessidade de se formar professores capazes de mediar a leitura literária, buscando a valorização da diversidade humana. 

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Biografia do Autor

Liliane dos Santos Jorge, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Professora Adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Júlia Cristina Paixão Dionysio, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestranda em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Publicado

2024-10-16

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo