A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA E O ENSINO DA GRAMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.20.70-84Palavras-chave:
Linguagem escrita. Gramática. Ensino Fundamental.Resumo
O artigo apresenta discussões sobre o ensino da gramática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Realiza-se um estudo bibliográfico, com base na Teoria Histórico-Cultural, com a finalidade de expor sobre a aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem escrita. Busca-se discorrer sobre as pesquisas de linguistas brasileiros, nas quais demonstram questões metodológicas sobre o ensino da gramática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sendo a gramática um conteúdo para compreender a língua, seu ensino possibilita a aprendizagem dos conhecimentos teóricos que se aplicam na escrita e permite a conscientização daquilo que se fala. Conclui-se que o ensino da gramática deve ser realizado de forma contextualizada, de modo que os conteúdos sejam sistematizados por meio de diálogos e gêneros textuais que circulam nas práticas sociais.
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