CONSTRUÇÕES DE SENTIDOS SOBRE O CONCEITO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA LEITURA MULTIMODAL E RIZOMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.19.58-82Palavras-chave:
Mediação pedagógica, Rizoma, Multiletramentos, Construções de sentidosResumo
Neste estudo, temos como objetivo a problematização e ampliação do conceito de mediação pedagógica através de construções horizontais de sentidos entre os/as agentes educacionais integrantes de uma disciplina de Pós-Graduação Stricto Sensu. A partir de uma abordagem qualitativa, estudamos nove interações construídas em uma mídia interativa sob uma ótica rizomática e multimodal. Amparamo-nos em estudos de multimodalidade e de educação que versam sobre mediação pedagógica para construir um texto com praxiologias entrelaçadas. Podemos afirmar que as interlocuções tecidas entre os/as sete interagentes transgridem e transcendem o conceito de mediação como ponte, por romper com hierarquias e ramificar a discussão, corroborando para a problematização dos pressupostos ideológicos, discursivos e epistemológicos que regem as atuais concepções de mediação pedagógica.