PONCIÁ VICÊNCIO E A LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA REVIVIFICANDO RAÍZES AFRICANAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.19.239-263Palavras-chave:
Educação básica. Literatura Negra. Conceição EvaristoResumo
Neste artigo, procura-se, a partir da obra Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, discutir questões relativas à inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" no âmbito da educação básica, tal como preconiza a Lei nº 10.639/03. Para tanto, no contexto específico de uma escola pública de Jataí, Goiás, buscou-se observar os impactos do processo de aprendizado e tomada de consciência cultural por intermédio da literatura negra, tal qual a obra de Conceição Evaristo. A metodologia contemplou a realização de um estudo de caso, que inclui o trabalho de campo para coleta de dados, nos moldes de uma pesquisa-ação, em que dois grupos de alunos tiveram os resultados comparados. O primeiro deles, composto por alunos que tiveram contato com a obra Ponciá Vicêncio e/ou que frequentavam projetos específicos da escola para o cumprimento da lei 10.639/03, demonstrou maior conscientização e interesse pela temática “História e Cultura Afro-Brasileira" do que os alunos do segundo grupo, que não tiveram contato com obra de Conceição Evaristo e tampouco participavam dos projetos. Ademais, uma proposta de análise da obra Ponciá Vicêncio, a partir de seus personagens e que foi utilizada durante a pesquisa-ação, é oferecida como subsídio para sequências didáticas na educação básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
