PONCIÁ VICÊNCIO E A LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA REVIVIFICANDO RAÍZES AFRICANAS

Autores

  • Alyne Barbosa Lima Universidade Federal de Uvberlândia
  • Rodrigo Mesquita Universidade Federal de Jataí (UFJ) / Universidade Federal de Roraima (UFRR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.19.239-263

Palavras-chave:

Educação básica. Literatura Negra. Conceição Evaristo

Resumo

Neste artigo, procura-se, a partir da obra Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, discutir questões relativas à inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" no âmbito da educação básica, tal como preconiza a Lei nº 10.639/03. Para tanto, no contexto específico de uma escola pública de Jataí, Goiás, buscou-se observar os impactos do processo de aprendizado e tomada de consciência cultural por intermédio da literatura negra, tal qual a obra de Conceição Evaristo. A metodologia contemplou a realização de um estudo de caso, que inclui o trabalho de campo para coleta de dados, nos moldes de uma pesquisa-ação, em que dois grupos de alunos tiveram os resultados comparados. O primeiro deles, composto por alunos que tiveram contato com a obra Ponciá Vicêncio e/ou que frequentavam projetos específicos da escola para o cumprimento da lei 10.639/03, demonstrou maior conscientização e interesse pela temática “História e Cultura Afro-Brasileira" do que os alunos do segundo grupo, que não tiveram contato com obra de Conceição Evaristo e tampouco participavam dos projetos. Ademais, uma proposta de análise da obra Ponciá Vicêncio, a partir de seus personagens e que foi utilizada durante a pesquisa-ação, é oferecida como subsídio para sequências didáticas na educação básica.

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Biografia do Autor

Alyne Barbosa Lima, Universidade Federal de Uvberlândia

Mestranda em Estudos Literários (UFU). Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí.

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Publicado

2021-07-20

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo