Trabalho e educação profissional e tecnológica: entrelaçamentos de saberes por meio da estratégia rodas de leitura

Autores

  • Elza Ferreira Santos Instituto Federal de Sergipe (IFS)
  • Ieda Fraga Santos Instituto Federal de Sergipe (IFS)
  • Cristiane Mirtes da Fonseca Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2019.8.15.121-137

Resumo

Esta pesquisa resultou de estudos sobre Trabalho, Educação Profissional e Tecnológica e formação de leitores que culminou na realização de rodas de leitura das quais participaram alunos e professores do Instituto Federal de Sergipe (IFS), no Campus Aracaju. A pesquisa concretizou-se dentro de uma abordagem qualitativa: uma pesquisa participante na qual as rodas de leitura contaram com alunos, professores e pesquisadoras participando ativamente do ato de ler e de interpretar. Os objetivos foram construir uma prática de leitura que amalgamasse o valor do trabalho como formação humana; criar estratégias para contribuir com a formação de leitores críticos e possibilitar a integração dos saberes das disciplinas básicas e das técnicas que compõem os cursos do Ensino Médio Integrado do IFS. Entre as rodas de leitura, destacou-se, nesse artigo, a que tratou do livro A Guerra não tem rosto de mulher, de Svetlana Alexijevich. A pesquisa mostrou que é possível através da leitura e da interpretação de texto, realizadas coletivamente, aproximar os saberes das disciplinas básicas e das técnicas e, assim, constituir-se com uma prática integradora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

SANTOS, Elza Ferreira; SANTOS, Ieda Fraga; FONSECA, Cristiane Mirtes da. Trabalho e educação profissional e tecnológica: entrelaçamentos de saberes por meio da estratégia rodas de leitura. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 121–137, 2020. DOI: 10.33871/22386084.2019.8.15.121-137. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6549. Acesso em: 15 dez. 2025.