Leitura deleite no ciclo de alfabetização: entrelaçando ressupostos e práticas do/no Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Autores

  • Simone de Souza Silva Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2019.8.14.90-110

Resumo

O artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa de mestrado intitulada “Práticas de ‘leitura deleite’ nos anos iniciais: contributos do Pnaic na/para mediação docente”. Esta investigação teve por objetivos: analisar como a formação vivenciada no Pnaic, contribuiu para a prática da leitura deleite em sala; e verificar a influência da leitura em voz alta na formação do aluno-leitor do terceiro e quarto ano do ensino fundamental. Esta investigação, de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, foi desenvolvida em uma escola pública da rede Municipal de ensino de Maceió. Os resultados apontam que as professoras apresentam um entendimento sobre a leitura deleite que se aproxima das orientações do Pnaic, de certo modo também, são atravessadas por suas práticas de leitura realizadas ao logo de suas histórias de vida e profissional. E que as práticas curriculares de leitura deleite planejadas, e realizadas em voz alta pela professora, reverbera na memória afetiva das crianças, gerando paisagens sonoras embaladas pela voz da professora que lê neste processo de recepção do texto lido em voz alta.

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Publicado

2020-10-25

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo