A pedagogia crítica e a construção reflexiva do professor de língua estrangeira moderna: um processo de constante transformação
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2019.8.14.229-245Abstract
É objetivo deste ensaio teórico apresentar o importante papel da Pedagogia Crítica, discutindo os instrumentos da reflexão como ferramenta de auxílio aos educadores na análise de suas próprias práticas, tratando-se de um recorte de minha pesquisa de mestrado. O contexto do trabalho aqui pensado é o da sala de aula de língua estrangeira moderna, encontrando respaldo teórico no sociointeracionismo vygotskyano, que traz em suas discussões o processo de ensinar e aprender pautado no diálogo constante entre todos os personagens da sala de aula. Os conceitos vygotskyanos de interação, colaboração e mediação apontam sempre para a linguagem, decorrendo daí o importante papel da perspectiva bakhtiniana adotada para aprofundar as questões linguísticas imbricadas nas práticas escolares.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
