A pedagogia crítica e a construção reflexiva do professor de língua estrangeira moderna: um processo de constante transformação

Autores

  • Cristiane Magalhães Bissaco Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2019.8.14.229-245

Resumo

É objetivo deste ensaio teórico apresentar o importante papel da Pedagogia Crítica, discutindo os instrumentos da reflexão como ferramenta de auxílio aos educadores na análise de suas próprias práticas, tratando-se de um recorte de minha pesquisa de mestrado. O contexto do trabalho aqui pensado é o da sala de aula de língua estrangeira moderna, encontrando respaldo teórico no sociointeracionismo vygotskyano, que traz em suas discussões o processo de ensinar e aprender pautado no diálogo constante entre todos os personagens da sala de aula. Os conceitos vygotskyanos de interação, colaboração e mediação apontam sempre para a linguagem, decorrendo daí o importante papel da perspectiva bakhtiniana adotada para aprofundar as questões linguísticas imbricadas nas práticas escolares.

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Publicado

2020-10-25

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo