Sequência didática e o emprego do gênero paródia como estratégia de leitura e ensino na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2018.7.13.103-125Resumen
A pesquisa qualitativa foi a maneira mais precisa de realizar este estudo com foco na transformação de uma determinada situação. A análise dos dados obtidos aponta para a importância da presença do professor/mediador na formação do leitor, uma vez que, além de colaborar para a interação entre texto e leitor, a motivação para leitura e produção textual aumenta. O motivo das dificuldades de leitura e produção escrita reside no pouco acesso dos alunos aos diferentes gêneros de texto. Os objetivos desta pesquisa são: experimentar a aplicação de uma sequência didática usando o gênero paródico como uma ferramenta que permite o aprendizado das relações intertextuais e o desenvolvimento do sentido crítico com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental; verificar o conhecimento dos alunos sobre o gênero paródico e sobre a intertextualidade; operacionalizar uma sequência didática com o gênero paródico como tema para as atividades de leitura, produção e reescrita de textos; análise dos dados obtidos na sequência didática, comparando-os com o quadro teórico pré-estabelecido. O estudo do gênero paródico como recurso alternativo para a aprendizagem é relevante para os alunos do Ensino Fundamental, pois permite atividades mais produtivas e agradáveis e também avança no conhecimento das relações intertextuais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
