Vestígios de memória e a constituição discursiva de identidades na produção escrita de alunos
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2018.7.13.126-144Resumo
Este artigo pretende analisar, em textos de memórias produzidas por alunos do ensino fundamental de uma escola pública do estado da Paraíba, discursividades que evidenciam marcas do contexto sociocultural do meio familiar em que vivem os discentes e que constituem fatores que contribuem para a formação de suas identidades. Para subsidiar a análise dessas produções, utilizamos os conceitos de memória, os estudos que tratam da relação entre memória e identidade e ainda as concepções de discurso e interdiscurso. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem de natureza qualitativa e descritiva, a partir do procedimento da sequência didática, com o gênero discursivo memórias. Os resultados das análises apontaram que o trabalho com esse gênero permitiu aos alunos não apenas desenvolverem a competência escrita, mas também conhecerem e resgatarem valores socioculturais de suas comunidades, os quais são traduzidos por discursividades que atravessam recortes dos textos que relatam lembranças rememoradas por pessoas de seu convívio familiar.