O brincar como estratégia de motivação na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2018.7.13.169-179Resumo
O jogo utilizado durante as aulas como estratégia de ensino aprendizagem é importante para o desenvolvimento do aluno de forma global, pois através do lúdico somos capazes de unir o imaginário ao mundo real, oferecendo à criança a possibilidade de vivenciar novas experiências e ajudando no seu desenvolvimento. Este estudo trata-se de uma revisão de literatura por busca e análise de artigos, com o objetivo de compreender a importância da utilização de jogos como estratégia de motivação e melhoria no desenvolvimento cognitivo dos alunos do Ensino Fundamental através do lúdico. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento bibliográfico nas bases de dados de sites e revistas indexadas do Portal de Periódicos CAPES. A seleção do material foi embasada no objetivo proposto pelo estudo, tendo como critérios de inclusão artigos que tenham relevância com o tema. Apesar dos jogos fazerem parte do Plano Curricular Nacional no Ensino Fundamental, foi possível constatar que poucas pesquisas acerca desse tema foram realizadas, este fato pode se justificar pelo desconhecimento dos educadores sobre a importância do lúdico no desenvolvimento humano. Concluiu-se que o jogo quando utilizado como recurso em sala de aula no ensino fundamental, se torna uma ferramenta que facilita a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno como um todo, envolvendo os aspectos cognitivos, afetivos, sensório‐motor, atenção e concentração, trazendo grande benefício para o desenvolvimento e a aprendizagem de forma lúdica, desta forma, os jogos auxiliam em sala de aula despertando o interesse e motivando os alunos durante o processo de aprendizagem.