Duolingo no PIBID: aplicativo como complemento à prendizagem de Língua Espanhola
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2018.7.13.228-244Resumo
O docente atento a sua sala de aula observa o surgimento de um novo perfil de aluno, com características que giram em torno da capacidade de lidar e relacionar inúmeras informações simultaneamente, no âmbito físico e cibernético. Isso advém principalmente da popularização dos dispositivos móveis e seus aplicativos personalizados aos interesses de seus usuários, tocando inclusive a questão da autoaprendizagem. Entretanto, há o consenso de que essa característica autodidata não garante capacidade seletiva e avaliativa da utilização eficaz dos conteúdos disponíveis, e, por isso, a tecnologia não substitui a educação formal - que age como uma bússola - e, sim, a complementa. Têm-se então, como objetivo deste artigo, apresentar o projeto elaborado pelo grupo do PIBID Letras-Espanhol acerca do uso do aplicativo de ensino de língua estrangeira Duolingo para a promoção e incentivo à aprendizagem da língua espanhola. Buscou-se utilizar o aplicativo como suporte complementar para o desenvolvimento das competências comunicativas em dois momentos: no âmbito escolar, em uma escola de ensino médio de Florianópolis - SC, com uma turma de terceiro ano, e também na sua forma para dispositivos móveis, permeando assim a aprendizagem individual. Com essa ferramenta, se está obtendo resultados positivos que vão de encontro aos objetivos pretendidos, comprovando que é possível um caminho em que educação e tecnologia andam juntas.