Diálogos entre saberes e práticas na formação de professores que ensinam matemática sobre estrutura multiplicativa

Autores/as

  • Maria Elisabette Brisola Brito Prado Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)
  • Maria das Graças Bezerra Barreto Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2018.7.12.53-71

Resumen

Esse artigo tem o propósito de analisar o conhecimento profissional de um grupo de professores que ensinam matemática na Educação Básica a respeito dos tipos de problemas com estruturas multiplicativas e como eles são veiculados em sala de aula. A pesquisa de caráter qualitativo desenvolveu-se no contexto de formação continuada do Projeto Observatório da Educação envolvendo 14 professoras com formações diferenciadas (Pedagogia e Matemática). A análise dos dados focou os momentos de reflexões e diálogos ocorridos na realização das atividades e mostrou que as professoras reconheceram que a competência profissional requer, além do conteúdo, o conhecimento de diversas estratégias pedagógicas e saberes para desenvolver em sala de aula, atividades investigativas com diferentes tipos de problemas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-10-21

Cómo citar

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; BARRETO, Maria das Graças Bezerra. Diálogos entre saberes e práticas na formação de professores que ensinam matemática sobre estrutura multiplicativa. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 53–71, 2020. DOI: 10.33871/22386084.2018.7.12.53-71. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6500. Acesso em: 16 dic. 2025.