Formação inicial de professores e o campo da didática: (re)pensando a formação pedagógica nos cursos de licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2018.7.12.227-245Resumo
O artigo trata da formação inicial de professores e o campo da didática, no sentido de repensar a formação pedagógica nos cursos. Situa o movimento de reestruturação das licenciaturas nas Instituições de Ensino Superior (IEs) no Brasil, provocados pela resolução 02/2015. No caso em estudo, a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), esse processo tem se dado no espaço do Fórum das Licenciaturas da IEs, a partir de 2016. Analisa a formação inicial de professores e o campo da didática nas licenciaturas da Unicentro e produz dados que contribuem no contexto de reestruturação dos cursos da IEs. A investigação, de natureza qualitativa, produz dados descritivos, desde a análise documental nos currículos dos cursos analisados, a resolução 02/2015 e os anais do Endipe de 2016. O estudo bibliográfico é mediado pelas categorias, políticas educacionais, formação de professores e didática. Considera que nos cursos analisados prevalece a formação por meio das didáticas específicas do conhecimento, uma redução dos estudos da didática geral e o campo da formação de professores, fragmentando assim a formação pedagógica. Conclui que o fórum das licenciaturas pode ser o espaço de redefinição do campo da didática na formação, desde que se rompa a prática da departamentalização dos conhecimentos e o isolamento da formação geral e formação específica.