Produção e reescrita orientadas de textos na escola: o caso do aluno Renato
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2018.7.12.129-155Resumo
Neste artigo, apresentamos resultados da aplicação de uma proposta pedagógica de produção textual e revisões de texto do gênero discursivo artigo de opinião, por meio de bilhetes orientadores. A proposta foi aplicada por sequência modular a uma turma de 35 alunos de uma escola pública de um pequeno município no interior da Bahia, descrita e analisada na dissertação de Mestrado Profissional em Letras de um dos autores deste trabalho. Neste artigo, tomamos como reflexão a produção inicial e duas revisões textuais de um dos alunos da turma, aqui cognominado de Renato, por este representar, em termos gerais, o desempenho da turma como um todo. Verificamos que a forma como se realizaram as revisões do texto e a opção pela correção textual-interativa contribuíram para a reescrita competente do texto, com a presença dos traços constitutivos do gênero discursivo em estudo.