A abordagem da interculturalidade no ensino de Espanhol Língua Estrangeira: uma análise através dos gêneros “Carteira de identidade”, “Visto” e “Passaporte” apresentados no livro didático Cercanía Joven

Autores

  • Lourdes Maria Azucena Molina Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Cínara Leal Azevedo Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maria Tereza Nunes Marchesan Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2017.6.11.153-169

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar como é apresentada e trabalhada a interculturalidade por meio de exercícios de leitura dos gêneros textuais “carteira de identidade”, “visto” e “passaporte” propostos no livro didático Cercanía Joven, material utilizado no ensino de língua espanhola estrangeira em escolas públicas no Estado de Rio Grande do Sul. Para tal, abordam-se os pressupostos teóricos da teoria de gêneros textuais, de leitura e da Interculturalidade. Os resultados apontam a colaboração dos gêneros textuais e da Interculturalidade estimulando os estudantes a se comunicarem de forma efetiva, escolhendo recursos adequados a diferentes situações de interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-20

Como Citar

MOLINA, Lourdes Maria Azucena; AZEVEDO, Cínara Leal; MARCHESAN, Maria Tereza Nunes. A abordagem da interculturalidade no ensino de Espanhol Língua Estrangeira: uma análise através dos gêneros “Carteira de identidade”, “Visto” e “Passaporte” apresentados no livro didático Cercanía Joven. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 153–169, 2020. DOI: 10.33871/22386084.2017.6.11.153-169. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6481. Acesso em: 15 dez. 2025.